Resumo:
O presente trabalho é um relato de experiência acerca das atividades
desenvolvidas na área de Biologia no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia-
Campina Grande/PB, O cenário do estudo foi o Museu Vivo da Ciência e
Tecnologia Lynaldo Cavalcanti, que possui um acervo de exposições
relacionado aos diversos assuntos de Ciências, como matemática, física,
biologia, química, e Tecnologias. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a
importância do museu como ferramenta no ensino e na formação do professor
a partir da perspectiva de aprendizagem em ambientes não formais. Como
também apresentar as diferenças entre educação formal e não formal,
identificar a relação escola-museu no processo de ensino e aprendizagem e
avaliar as contribuições do museu para a construção de conhecimentos
científicos. Faz uma reflexão sobre a importância do museu como ferramenta
no ensino e na formação do professor a partir da perspectiva de aprendizagem
em ambientes não formais. Com base nesta experiência, pretende-se apontar
alguns elementos considerados fundamentais para o aprofundamento relativo
ao tema. A partir desse este trabalho foi possível fazer uma reflexão sobre a
responsabilidade de ser professora, de formar novos cidadãos. Permitiu
também enxergar que o processo de ensino-aprendizagem não reduz apenas a
escola (educação formal), mas que há outras modalidades, como os museus
de ciências (educação não formal).
Descrição:
MARTINS, N. S. A educação biológica em ambiente não formal: relato de experiência no Museu Vivo de Ciência e Tecnologia – Campina Grande – PB. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.