UEPB - Repositório Digital

A educação biológica em ambiente não formal: relato de experiência no Museu Vivo de Ciência e Tecnologia – Campina Grande – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Martins, Noelia Soares
dc.date.accessioned 2014-06-27T14:11:05Z
dc.date.available 2014-06-27T14:11:05Z
dc.date.issued 2014-06-27
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3951
dc.description MARTINS, N. S. A educação biológica em ambiente não formal: relato de experiência no Museu Vivo de Ciência e Tecnologia – Campina Grande – PB. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas na área de Biologia no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia- Campina Grande/PB, O cenário do estudo foi o Museu Vivo da Ciência e Tecnologia Lynaldo Cavalcanti, que possui um acervo de exposições relacionado aos diversos assuntos de Ciências, como matemática, física, biologia, química, e Tecnologias. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância do museu como ferramenta no ensino e na formação do professor a partir da perspectiva de aprendizagem em ambientes não formais. Como também apresentar as diferenças entre educação formal e não formal, identificar a relação escola-museu no processo de ensino e aprendizagem e avaliar as contribuições do museu para a construção de conhecimentos científicos. Faz uma reflexão sobre a importância do museu como ferramenta no ensino e na formação do professor a partir da perspectiva de aprendizagem em ambientes não formais. Com base nesta experiência, pretende-se apontar alguns elementos considerados fundamentais para o aprofundamento relativo ao tema. A partir desse este trabalho foi possível fazer uma reflexão sobre a responsabilidade de ser professora, de formar novos cidadãos. Permitiu também enxergar que o processo de ensino-aprendizagem não reduz apenas a escola (educação formal), mas que há outras modalidades, como os museus de ciências (educação não formal). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Museu pt_BR
dc.subject Educação não-formal pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title A educação biológica em ambiente não formal: relato de experiência no Museu Vivo de Ciência e Tecnologia – Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta