dc.contributor.author |
Martins, Noelia Soares |
|
dc.date.accessioned |
2014-06-27T14:11:05Z |
|
dc.date.available |
2014-06-27T14:11:05Z |
|
dc.date.issued |
2014-06-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3951 |
|
dc.description |
MARTINS, N. S. A educação biológica em ambiente não formal: relato de experiência no Museu Vivo de Ciência e Tecnologia – Campina Grande – PB. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho é um relato de experiência acerca das atividades
desenvolvidas na área de Biologia no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia-
Campina Grande/PB, O cenário do estudo foi o Museu Vivo da Ciência e
Tecnologia Lynaldo Cavalcanti, que possui um acervo de exposições
relacionado aos diversos assuntos de Ciências, como matemática, física,
biologia, química, e Tecnologias. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a
importância do museu como ferramenta no ensino e na formação do professor
a partir da perspectiva de aprendizagem em ambientes não formais. Como
também apresentar as diferenças entre educação formal e não formal,
identificar a relação escola-museu no processo de ensino e aprendizagem e
avaliar as contribuições do museu para a construção de conhecimentos
científicos. Faz uma reflexão sobre a importância do museu como ferramenta
no ensino e na formação do professor a partir da perspectiva de aprendizagem
em ambientes não formais. Com base nesta experiência, pretende-se apontar
alguns elementos considerados fundamentais para o aprofundamento relativo
ao tema. A partir desse este trabalho foi possível fazer uma reflexão sobre a
responsabilidade de ser professora, de formar novos cidadãos. Permitiu
também enxergar que o processo de ensino-aprendizagem não reduz apenas a
escola (educação formal), mas que há outras modalidades, como os museus
de ciências (educação não formal). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Museu |
pt_BR |
dc.subject |
Educação não-formal |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.title |
A educação biológica em ambiente não formal: relato de experiência no Museu Vivo de Ciência e Tecnologia – Campina Grande – PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |