Resumo:
Este trabalho teve como finalidade desenvolver a compreensão das operações de
adição e subtração, de modo que os alunos enxergassem através do palpável aquilo
que lhe é transmitido, resolvendo problemas através de seus próprios métodos, mas
ainda não é uma realidade uma vez que o tradicional se faz presente. E tem como
objetivo geral resolver problemas abertos através da utilização do Material Dourado e
do Ábaco de Papel. E os específicos Identificar os Conhecimentos Prévios dos Alunos
sobre as operações de adição e subtração, utilizar o Material Dourado e o Ábaco de
Papel para Resolução de Problemas Abertos com as operações de adição e subtração
e, por fim, relacionar Modelos Concretos ao Algoritmo Convencional. Foi empregada
uma metodologia que se distribuiu com a realização do Pré-Teste para analisar os
conhecimentos prévios dos alunos, realizamos aulas sobre o Material Dourado, em
que os alunos tiveram contato livre do mesmo, fazendo registro como a utilização do
Ábaco de Papel, em seguida foram realizadas as sessões com os Problemas de
Estrutura Aditiva, analisando o desenvolvimento dos alunos e, por fim, o Pós-Teste
para identificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Após as analises feitas
concluímos que com o auxilio do Material Dourado e do Ábaco de Papel, os problemas
abertos trabalhados em sala de aula deixaram de serem apenas exercícios repetitivos,
passando a um novo entendimento em que os próprios alunos encontram respostas
através de suas ideias, obtendo-se um melhor entendimento do algoritmo
convencional, com ajuda do Ábaco de Papel.
Descrição:
ANDRADE, T. S. O uso do material dourado e do ábaco na resolução de problemas matemáticos abertos.
2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.