dc.contributor.author |
Souza, Jôsy Suyane de Brito |
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dc.date.accessioned |
2014-06-27T14:18:45Z |
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dc.date.available |
2014-06-27T14:18:45Z |
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dc.date.issued |
2014-06-27 |
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dc.identifier.other |
CDD 540 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3957 |
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dc.description |
SOUZA, J. S. de B. Estudos preliminares para o gerenciamento nos laboratórios de Ensino de Química: Um caminho para a sustentabilidade.
2014. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A partir de um olhar crítico sobre as causas ambientais, as Universidades têm o dever de
envolver seus alunos e funcionários em atividades que tragam a consciência de preservação
mais presente em seu cotidiano. Não raramente, os laboratórios de ensino de química são
potenciais agressores ao meio, tendo em vista a grande quantidade de produtos químicos
concentrados nesses ambientes e que são manuseados diariamente. Diante dessas
considerações, o objetivo principal do trabalho é configurar uma abordagem sucinta dos tipos
de materiais estocados, qualificando-os e quantificando-os para ter uma ideia geral do passivo
ambiental dos laboratórios didáticos. As etapas metodológicas compreenderam visitas
programadas aos ambientes de ensino experimental de química, promovendo um diagnóstico
inicial das instalações físicas e inventário das substâncias químicas estocadas em cada
unidade. Na etapa posterior, foram estabelecidos critérios de organização e sinalização para
minimização dos riscos ambientais oferecidos pelo uso cotidiano dos compostos químicos
tóxicos. A mobilização dos técnicos, professores e alunos no compromisso de colaborar para a
manutenção das alterações sugeridas representou uma etapa imprescindível para o êxito do
programa de gestão ambiental que se pretende instalar nos laboratórios de química. Os
resultados iniciais apontam para uma redução significativa de insumos pelo uso planejado de
reagentes e soluções, bem como maior conforto ambiental e redução dos riscos de acidentes
pela organização adequada dos produtos presentes no ambiente de aula. A geração de menor
quantidade de resíduos pela diminuição da quantidade de reagentes é um resultado que
contribui diretamente para redução do impacto ambiental causado pelas atividades
experimentais de química. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Verônica Evangelista de Lima |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Produto químico |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratório de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.title |
Estudos preliminares para o gerenciamento nos laboratórios de Ensino de Química: Um caminho para a sustentabilidade |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |