UEPB - Repositório Digital

Estudos preliminares para o gerenciamento nos laboratórios de Ensino de Química: Um caminho para a sustentabilidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Jôsy Suyane de Brito
dc.date.accessioned 2014-06-27T14:18:45Z
dc.date.available 2014-06-27T14:18:45Z
dc.date.issued 2014-06-27
dc.identifier.other CDD 540
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3957
dc.description SOUZA, J. S. de B. Estudos preliminares para o gerenciamento nos laboratórios de Ensino de Química: Um caminho para a sustentabilidade. 2014. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A partir de um olhar crítico sobre as causas ambientais, as Universidades têm o dever de envolver seus alunos e funcionários em atividades que tragam a consciência de preservação mais presente em seu cotidiano. Não raramente, os laboratórios de ensino de química são potenciais agressores ao meio, tendo em vista a grande quantidade de produtos químicos concentrados nesses ambientes e que são manuseados diariamente. Diante dessas considerações, o objetivo principal do trabalho é configurar uma abordagem sucinta dos tipos de materiais estocados, qualificando-os e quantificando-os para ter uma ideia geral do passivo ambiental dos laboratórios didáticos. As etapas metodológicas compreenderam visitas programadas aos ambientes de ensino experimental de química, promovendo um diagnóstico inicial das instalações físicas e inventário das substâncias químicas estocadas em cada unidade. Na etapa posterior, foram estabelecidos critérios de organização e sinalização para minimização dos riscos ambientais oferecidos pelo uso cotidiano dos compostos químicos tóxicos. A mobilização dos técnicos, professores e alunos no compromisso de colaborar para a manutenção das alterações sugeridas representou uma etapa imprescindível para o êxito do programa de gestão ambiental que se pretende instalar nos laboratórios de química. Os resultados iniciais apontam para uma redução significativa de insumos pelo uso planejado de reagentes e soluções, bem como maior conforto ambiental e redução dos riscos de acidentes pela organização adequada dos produtos presentes no ambiente de aula. A geração de menor quantidade de resíduos pela diminuição da quantidade de reagentes é um resultado que contribui diretamente para redução do impacto ambiental causado pelas atividades experimentais de química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Evangelista de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Produto químico pt_BR
dc.subject Gestão ambiental pt_BR
dc.subject Laboratório de Química pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Estudos preliminares para o gerenciamento nos laboratórios de Ensino de Química: Um caminho para a sustentabilidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta