dc.contributor.author |
Canuto, Clédson Jorge |
|
dc.date.accessioned |
2014-06-27T17:10:48Z |
|
dc.date.available |
2014-06-27T17:10:48Z |
|
dc.date.issued |
2014-06-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372. 7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3964 |
|
dc.description |
CANUTO, C. J. A importância da resolução de problemas matemáticos no ensino-aprendizagem. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Uma das tendências relevante na área de Educação Matemática é a Resolução de Problemas.
Tem sido um caminho didático-pedagógico fundamental para o para o ensino e aprendizagem
da Matemática. Contudo, em sala de aula, temos observado a predominância de regras,
resoluções por meio mecânicos, não muito motivadores para professores e alunos. Nesse
sentido, este artigo procura discutir a relevância da Resolução de Problemas como uma
alternativa para o ensino e aprendizagem desta área do conhecimento. Para tal, realizamos
uma revisão da literatura existente sobre a temática com objetivo de refletir sobre as
discussões dos diferentes pesquisadores. Concluímos, através desta revisão, que não podemos
mecanizar o ensino da Resolução de Problemas e que a aprendizagem só ganhará
significância se alunos e professores se empenharem na construção dos conhecimentos
matemáticos, motivando, assim, o raciocínio crítico, independente, sobretudo coletivo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Lamartine da Costa Barbosa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução de problemas matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.title |
A importância da resolução de problemas matemáticos no ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |