Resumo:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) considera a necessidade de se criar as
condições problematizadoras para que o indivíduo adquira conhecimentos
favoráveis para o saber cotidiano. Tendo por desafio a contribuição na inclusão
social do individuo e a necessidade de aproximar a ciência dos jovens e adultos, o
presente trabalho traz um relato de experiência de ensino, numa perspectiva
emancipatória desenvolvida numa turma de Educação de Jovens e Adultos. As
atividades foram realizadas nas aulas de ciências naturais durante as aulas de
estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual
da Paraíba. Diante da vivência como professora dessa realidade, constatamos o
quanto importante é o planejamento de atividades de ensino que valorize os
conhecimentos que os alunos trazem consigo, bem como considerarmos o contexto
sócio-cultural que os alunos encontram-se inseridos.
Descrição:
ARAÚJO, A. V. B. de.
O ensino de Ciências Naturais na Educação de Jovens e
Adultos: um relato de experiência. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.