Resumo:
Relacionar os conceitos de função com o cotidiano dos alunos, utilizando a resolução de
problemas com atividades claras e objetivas, exemplos práticos e concretos da sua
aplicabilidade, de forma que os alunos venham a perceber a importância da matemática e a
sua relação existente com o cotidiano, e dessa forma dar a minha contribuição para uma
aprendizagem mais significativa e interessante para os alunos foi o nosso objetivo. Mostrar a
relação que existe do estudo de funções com o dia-a-dia dos alunos por meio de atividades
praticas; construir o conceito de função por meio de atividades que levem os alunos a
construir o seu próprio conceito do que realmente é uma função e a sua utilidade no seu
cotidiano; tornar as aulas de matemática mais dinâmicas, interessantes e significativa por
meio de exemplos práticos da resolução de problemas, foram nossas veredas. Para tal,
metodologicamente, dividimos essa caminhada em dois momentos: No primeiro momento foi
aplicado um pré-teste com quatro questões, para avaliar a real situação dos alunos em relação
aos conteúdos. A partir daí foi feita uma breve apresentação histórica sobre e conteúdo de
funções, suas primeiras definições, seus principais autores, suas áreas de aplicação e a sua
importância no dia-a-dia. No segundo momento propomos aos participantes algumas
situações problemas presente no cotidiano do aluno, e através do método de resolução de
problema proposto por Polya. Realizada essa etapa aplicamos um pós-teste com quatro
questões. Em suma concluímos, o ensino de função pode e deve ser aplicado de uma forma
mais clara e objetiva e sendo assim propiciando um aprendizado mais significativo.
Descrição:
OLIVEIRA, A. D. de. Aprender função, assim, é fácil: uma metodologia diferente aplicada ao ensino atual de função numa escola estadual de Campina Grande – PB. 2014. 37f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.