UEPB - Repositório Digital

Tarefas Matemáticas com a Função Modular auxiliadas pelo aplicativo GeoGebra

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Francinaldo Domingos
dc.date.accessioned 2014-06-27T18:06:24Z
dc.date.available 2014-06-27T18:06:24Z
dc.date.issued 2014-06-27
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3982
dc.description PEREIRA, F. D. Tarefas Matemáticas com a Função Modular auxiliadas pelo aplicativo GeoGebra. 2013. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Nos estudos realizados, sobretudo na revisão de literatura nesta pesquisa, observou-se que o ensino-aprendizagem da Matemática de um modo geral, apresenta dificuldades de aprendizagem por parte de alunos de diversos graus de escolaridade. É notório que o conteúdo Função Modular é sem duvida um dos conteúdos matemáticos em que os alunos encontram as maiores dificuldades no Ensino Médio, tais como: representar graficamente funções modulares em sua forma analítica, determinar domínio e imagem de funções modulares, generalizar padrões ocorridos no gráfico da Função Modular para parâmetros quaisquer entre outras dificuldades. Porém, na medida em que trabalhamos o ensino-aprendizagem da Matemática com a utilização de aplicativos educacionais que possam suprir tais dificuldades, podemos obter êxito no que diz respeito à compreensão dos alunos. O objetivo geral da pesquisa foi utilizar o aplicativo GeoGebra para resolver tarefas de Exploração Matemática relativas ao conteúdo Função Modular de modo compreensivo numa turma do 1º Ano do Ensino Médio com o intuito de gerar nos alunos uma melhor compreensão do conteúdo. A pesquisa teve como objetivos específicos: realizar uma exposição do aplicativo GeoGebra aos alunos, introduzir o conteúdo Função Modular através de uma situação-problema, analisar como os alunos constroem os gráficos da função modular com o aplicativo GeoGebra e como exploram sua visualização e modificações dos parâmetros, proporcionar aos alunos a capacidade de relacionarem o gráfico das funções modulares com suas respectivas funções em sua forma analítica. A metodologia teve um caráter qualitativo, com o quantitativo apoiando o qualitativo e foi desenvolvida por intermédio da resolução de uma situação-problema. Essa pesquisa foi realizada em outubro e novembro de 2012, numa turma de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Zeca de Souza, localizada no município de Massaranduba – PB. Os resultados da pesquisa mostram a eficácia na melhoria da compreensão dos alunos em relação ao conteúdo Função Modular, com destaque para o ensino através das explorações matemáticas com o auxilio do aplicativo GeoGebra. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Função modular pt_BR
dc.subject GeoGebra pt_BR
dc.title Tarefas Matemáticas com a Função Modular auxiliadas pelo aplicativo GeoGebra pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta