dc.contributor.author |
Pereira, Francinaldo Domingos |
|
dc.date.accessioned |
2014-06-27T18:06:24Z |
|
dc.date.available |
2014-06-27T18:06:24Z |
|
dc.date.issued |
2014-06-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3982 |
|
dc.description |
PEREIRA, F. D.
Tarefas Matemáticas com a Função Modular auxiliadas pelo
aplicativo GeoGebra. 2013. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nos estudos realizados, sobretudo na revisão de literatura nesta pesquisa, observou-se
que o ensino-aprendizagem da Matemática de um modo geral, apresenta dificuldades de
aprendizagem por parte de alunos de diversos graus de escolaridade. É notório que o
conteúdo Função Modular é sem duvida um dos conteúdos matemáticos em que os
alunos encontram as maiores dificuldades no Ensino Médio, tais como: representar
graficamente funções modulares em sua forma analítica, determinar domínio e imagem
de funções modulares, generalizar padrões ocorridos no gráfico da Função Modular para
parâmetros quaisquer entre outras dificuldades. Porém, na medida em que trabalhamos
o ensino-aprendizagem da Matemática com a utilização de aplicativos educacionais que
possam suprir tais dificuldades, podemos obter êxito no que diz respeito à compreensão
dos alunos. O objetivo geral da pesquisa foi utilizar o aplicativo GeoGebra para resolver
tarefas de Exploração Matemática relativas ao conteúdo Função Modular de modo
compreensivo numa turma do 1º Ano do Ensino Médio com o intuito de gerar nos
alunos uma melhor compreensão do conteúdo. A pesquisa teve como objetivos
específicos: realizar uma exposição do aplicativo GeoGebra aos alunos, introduzir o
conteúdo Função Modular através de uma situação-problema, analisar como os alunos
constroem os gráficos da função modular com o aplicativo GeoGebra e como exploram
sua visualização e modificações dos parâmetros, proporcionar aos alunos a capacidade
de relacionarem o gráfico das funções modulares com suas respectivas funções em sua
forma analítica. A metodologia teve um caráter qualitativo, com o quantitativo apoiando
o qualitativo e foi desenvolvida por intermédio da resolução de uma situação-problema.
Essa pesquisa foi realizada em outubro e novembro de 2012, numa turma de 1º ano do
Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Zeca de
Souza, localizada no município de Massaranduba – PB. Os resultados da pesquisa
mostram a eficácia na melhoria da compreensão dos alunos em relação ao conteúdo
Função Modular, com destaque para o ensino através das explorações matemáticas com
o auxilio do aplicativo GeoGebra. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kátia Maria de Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Função modular |
pt_BR |
dc.subject |
GeoGebra |
pt_BR |
dc.title |
Tarefas Matemáticas com a Função Modular auxiliadas pelo aplicativo GeoGebra |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |