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O presente relato teve por objetivo oportunizar e analisar o trato com o conteúdo jogo
destacando os jogos e brincadeiras populares em aulas de Educação Física sobre o tema
sustentabilidade. Os elementos que constituem o relato foram coletados em uma escola da
rede estadual da cidade se São João do Cariri-PB, tendo como público alunos do 8º ano B do
Ensino Fundamental II, do turno da tarde. O relato aconteceu durante a realização do projeto
“Jogos e Brincadeiras populares: uma possibilidade nas ações sustentáveis”, onde foram
contempladas 06 (seis) aulas, oficinas, além dessas aulas, entraram para culminância a
apresentação do projeto desenvolvido para outras turmas da escola, e para a comunidade local
e circunvizinhas na exposição cultural e cientifica que no nosso entendimento foram essências
para a consolidação dos conhecimentos adquiridos. O presente relato revelou que o ensino de
Educação Física pode ultrapassar a perspectiva de um desenvolvimento físico mecânicoburocrático.
Pudemos
constatar
um
salto
qualitativo
quanto
ao
domínio
do
conteúdo
proposto
nas
atividades
do
projeto,
além
do
notório
empenho
na
realização
da
VII
Exposição
Científica
e
Cultural,
como
também
um
fortalecimento
nas
relações
interpessoais,
a
partir
de
orientações
de
cumprimentos
respeitosos
a
colegas,
entre
professor/aluno,
aluno/professor.
Valores
como solidariedade,
respeito e afetividade foram despertados através de atividades em grupo, a
sensibilização quanto ao tema sustentabilidade foi outro ponto positivo. Percebemos a necessidade de ampliação dos trabalhos na escola voltados para temas de relevância sociais
como também o resgate dos jogos e brincadeiras populares no sentido de dialogar com nossa
área na busca das reais contribuições que a mesma pode dar na formação dos nossos alunos,
almejando práticas pedagógicas historicamente referenciadas no “chão da escola”, com vistas
à valorização e ressignificação do nosso lugar na escola. |
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