Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências e aprendizados
obtidos nos Estágios Supervisionados I e II do curso de Educação Física da
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. E, no mesmo contexto, oferecer aos
estagiários de Educação Física, aos coordenadores e professores
supervisores, uma proposta com idéias e mudanças capazes de orientar e
transformar a prática docente nas escolas, comprometidas com o processo de
transformação social, no qual as ampliações e aprofundamentos críticos dos
acontecimentos no âmbito da Educação Física escolar podem ser recuperados,
através de uma opção definida de desenvolvimento da organização do trabalho
pedagógico na escola. Para tanto, realizamos considerações sobre a
concepção da abordagem de ensino Crítico-Superadora – por ter sido a
abordagem utilizada nos estágios em questão – juntamente com as
experiências adquiridas nos estágios, realizados na Escola Municipal Dr.
Chateaubriand, localizada na Rua Joana Dar’c de Arruda S/N, no bairro José
Pinheiro, no Município de Campina Grande- PB. Elaboramos de forma
descritiva os pontos que consideramos relevantes, a saber, a caracterização do
campo de estágio, as bases teórico-práticas, a consolidação do trabalho
pedagógico e, finalizando com as possibilidades superadoras e as ações
transformadoras. Encerrar este assunto é impossível, pois, foi visto que
podemos nos aprofundar cada vez mais nas discussões acerca desta temática.
Descrição:
SILVA, J. B. da. Estágio Supervisionado em Educação Física: uma proposta superadora. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.