Resumo:
Este trabalho apresenta a importância do Laboratório de Ensino de Matemática
(LEM) para o curso de Licenciatura Plena em Matemática. Aborda, primeiramente, o desconhecimento que a grande maioria das pessoas tem a respeito do LEM; incluindo muitos profissionais da educação que desconhecem as funções do laboratório. A matemática encontra-se desvalorizada por não haver investimentos e incentivos às novas metodologias; a partir deste contexto introduz-se a ideia de LEM, para uma melhor formação do professor e consequentemente um melhor ensino/aprendizado nas escolas. O LEM é o espaço de interação entre professor e aluno, que proporciona novas descobertas quando integrado com outras abordagens metodológicas, como, por exemplo, a matemática lúdica e a modelagem matemática. Mas o LEM deve ser estruturado por faixa etária escolar, para que não cause confusão no aprendizado dos alunos. Nos dias atuais é inadmissível um curso de formação de professores de matemática que não utilize o LEM, e todo seu acervo como jogos e materiais didáticos diversos, inclusive materiais confeccionados pelos próprios alunos, pois uma das concepções do LEM è o de “aprender fazendo”. Prioriza a investigação matemática, que age como cúmplice no processo de ensino/aprendizagem. Um retrospecto histórico e a opinião de diversos professores de escolas estaduais e municipais foram também necessários para mostrar as potencialidades do Laboratório e constatar a sua ausência nas escolas. Também não se deve esquecer que o LEM é objeto de debates desde a Escola Nova e que ainda hoje é motivo de discussões, pois há muito que se descobrir e assim melhorar a disciplina. Para o professor que leciona a disciplina de laboratório deve haver cursos, onde possam relatar suas experiências e trocar ideias sobre atividades visando aperfeiçoar o ensino-aprendizagem.
Descrição:
REIS, J. A. dos.
A importância do laboratório no curso de licenciatura em matemática. 2010. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.