Resumo:
O Brasil atravessa um momento de grande desafio: ampliar e aperfeiçoar o
acesso a Educação. A modalidade de Educação a Distância surge como um recurso
eficiente para esse propósito visto o baixo custo, alcance e facilidade tempo espacial
de acesso. Contudo esse escopo ainda perpassa por despreparo e dificuldades,
sendo a evasão escolar a maior delas. O objetivo desse Estudo de Caso é identificar
padrões de acesso dos alunos que evadem cursos na modalidade de Educação a
Distância, por meio de Mineração de Dados Educacionais, e gerar regras que
caracterizem o perfil de acesso desses alunos. Esse estudo tornará possível prever
desistências por meio da análise de características de acesso e características
sociais do estudante no Ambiente Virtual, possibilitando sugerir soluções para o
dado problema, e em tempo hábil para evitar a reprovação do aluno. Para a
realização desse Estudo de Caso foram utilizados dados obtidos no Ambiente Virtual
de Aprendizagem (AVA) do SENAI DR-PB, com as iterações ao longo de 2013. O
benefício esperado com o resultado desse estudo de caso é contribuir com as ações
do SENAI DR-PB para tratar do problema da evasão escolar nos cursos da
modalidade de Educação a Distância ao investigar o cenário exposto.
Descrição:
MARQUES, J. L. de Q. Mineração de dados educacionais: um estudo de caso utilizando o ambiente virtual do SENAI. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.