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Ler ou escrever?: dificuldades e perspectivas nas aulas de língua portuguesa

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dc.contributor.author Barros, Gerlane santos de
dc.date.accessioned 2014-07-03T12:15:43Z
dc.date.available 2014-07-03T12:15:43Z
dc.date.issued 2014-07-03
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4068
dc.description BARROS, G. S. de. Ler ou escrever?: dificuldades e perspectivas nas aulas de língua portuguesa. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem o intuito de verificar as condições da prática de leitura e produção de textos na escola Municipal Raul de Freitas Molzinho, localizada na cidade de Guarabira. Nesta escola, os alunos do ensino fundamental II, do (6º sexto) ano apresentam dificuldades de leitura e escrita. O estudo toma como norte teórico trabalhos de autores que trabalham especificamente com esta problemática, os estudiosos como DOLZ (2004), MARCUSCHI (2010), TEBEROSKY (1996), GERALDI (1984), FREIRE (1989), ZORZI (1998). Buscamos compreender e definir o processo de leitura e produção textual nas aulas de língua Portuguesa explicitando as propostas que tem sido desenvolvidas na perspectiva considerando processo como algo contínuo na vida do sujeito-aluno-leitor e produtor de texto. Conscientes que ao falar, temos uma infinidade de recursos para transmitir as nossas ideias. Podemos usar gestos com as mãos e com o corpo, expressões faciais e a própria entonação da voz. Entretanto, ao escrevermos um texto, as únicas ferramentas que dispomos são as próprias palavras e os sinais de pontuação. Isto traz uma enorme limitação, que pode se tornar ainda maior se a pessoa não tem o costume de escrever e não usa algumas técnicas. Apesar de haver correlações entre fala e escrita, o ato de escrever é muito diferente do ato de falar. E a grande diferença reside essencialmente no fato de o interlocutor estar presente na hora da fala e ausente no momento em que escrevemos. Assim esse trabalho vem buscar nos educandos como se desenvolve o ato de ler e escrever, que os remetem ao fracasso durante as aulas de produção textual. É preciso que o aluno seja capaz de expressar através da produção escrita, o seu ponto de vista, para que se comunique cada vez melhor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Iara Ferreira de Melo Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.title Ler ou escrever?: dificuldades e perspectivas nas aulas de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


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