Resumo:
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a prática de leitura em sala de aula, mais especificamente, da leitura da Literatura de Cordel. Inicialmente, procuramos refletir sobre a prática da leitura na escola e como ela contribui na formação crítica de seus leitores procurando evidenciar a sua função social. Para subsidiar a análise, recorremos à perspectiva do ensino de língua portuguesa pautada na própria leitura de textos. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica e revisão da fortuna crítica sobre o tema. No primeiro capítulo, tomamos por base textos apresentados por pesquisadores da área de linguística textual, gêneros do discurso e Literatura Oral. No segundo capítulo, apresentamos a Literatura de Cordel e suas peculiaridades. Por último, propomos a inserção do gênero discursivo Literatura de Cordel em sala de aula, pontuando sua forte contribuição na formação de alunos-leitores mais críticos e conscientes de valores muitas vezes esquecidos pela sociedade moderna.
Descrição:
SILVA, A. M. da. A leitura do gênero discursivo cordel em sala de aula: uma prática possível. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico- Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.