dc.contributor.author |
Silva, Andréa Marques da |
|
dc.date.accessioned |
2014-07-03T12:17:23Z |
|
dc.date.available |
2014-07-03T12:17:23Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-03 |
|
dc.identifier.other |
CDD 410 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4069 |
|
dc.description |
SILVA, A. M. da. A leitura do gênero discursivo cordel em sala de aula: uma prática possível. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico- Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a prática de leitura em sala de aula, mais especificamente, da leitura da Literatura de Cordel. Inicialmente, procuramos refletir sobre a prática da leitura na escola e como ela contribui na formação crítica de seus leitores procurando evidenciar a sua função social. Para subsidiar a análise, recorremos à perspectiva do ensino de língua portuguesa pautada na própria leitura de textos. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica e revisão da fortuna crítica sobre o tema. No primeiro capítulo, tomamos por base textos apresentados por pesquisadores da área de linguística textual, gêneros do discurso e Literatura Oral. No segundo capítulo, apresentamos a Literatura de Cordel e suas peculiaridades. Por último, propomos a inserção do gênero discursivo Literatura de Cordel em sala de aula, pontuando sua forte contribuição na formação de alunos-leitores mais críticos e conscientes de valores muitas vezes esquecidos pela sociedade moderna. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Wanilda L. Vidal de Lacerda |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero discursivo |
pt_BR |
dc.title |
A leitura do gênero discursivo cordel em sala de aula: uma prática possível |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |