Resumo:
Este trabalho, à luz da Sociolinguística Variacionista, visa analisar e interpretar a variação de
fenômenos encontrados em vinte produções textuais de alunos de uma escola pública do município
de Guarabira – PB, buscando evidenciar a influência da oralidade na escrita. Os fenômenos
linguísticos observados foram: apagamento do /r/ final em verbos no infinitivo; ausência de
concordância verbal e nominal; troca da consoante líquida /l/ pela semivogal /w/. Estes fenômenos
serão analisados e subsidiados pelas teorias e estudos de Labov (1972), Bortoni-Ricardo (2006) e
Marcuschi (2001), contrapondo-os com as variantes sociais faixa etária e sexo. Nosso corpus foi
construído a partir de uma atividade de produção textual sobre um tema comum para uma turma de
segundo ano do ensino médio, a qual encaixava-se no perfil estabelecido para a pesquisa. Após a
coleta destas produções, as mesmas foram analisadas privilegiando-se as variantes sociais de faixa
etária – de 15 aos 20 anos de idade e sexo – masculino e feminino. Após a análise, foi possível
perceber a influência da fala na escrita e desmistificar a noção clássica de erro tão defendida pelos
professores de língua portuguesa e gramáticos, erro este advindo do plano oral e que perpassa,
portanto, a escrita dos falantes da língua.
Descrição:
PONTES JÚNIOR, A. P. Variação linguística e ensino: considerações acerca da
influência da oralidade na escrita. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.