Resumo:
Esta monografia tem por objetivo apontar como as competências em Língua
Portuguesa, estabelecidas pelos PCNs, estão sendo construídas pelos alunos do
5º ano da Escola Municipal Paulo Brandão Cavalcante Filho, na cidade de
Guarabira, Paraíba. A fim de que haja uma adequada compreensão da discussão,
o trabalho encontra-se estruturado da seguinte maneira: as causas do estudo, o
problema, o objetivo, e a relevância deste estudo; a fundamentação teórica da
pesquisa e uma análise dos PCNs na área de Linguagens, códigos e suas
tecnologias. Para tanto, a metodologia estabelecida para o desenvolvimento da
pesquisa agrupa os dados coletados no 5º ano da Escola Municipal Paulo
Brandão Cavalcante Filho, e sua análise, mediante à fundamentação teórica
selecionada para embasar a pesquisa, com as abordagens de Allessandrini
(2002), Bagno (2001), Macedo (2002), Perrenoud (2002), dentre outros. Os
resultados mostram que as competências em Língua Portuguesa, estabelecidas
pelos PCNs, ainda não estão sendo construídas pelos alunos e indicam que
mudanças significativas no desenvolvimento dessas competências faz-se
necessário.
Descrição:
SILVA, C. C. C. da. Construindo competências comunicativas. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.