Resumo:
A problemática dos resíduos sólidos ocasionada pelo seu mau gerenciamento tem propiciado
inúmeros impactos negativos para o meio ambiente e também para o ser humano. Essas
questões podem ser minimizadas ou evitadas, a partir da mudança de comportamento, e
introdução de práticas simples e eficazes como a compostagem, reciclagem, redução do
consumo e reaproveitamento de materiais. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa
exploratória no período de julho de 2013 a fevereiro de 2014 na Escola Estadual de Ensino
Fundamental de Camará, com 32 alunos das turmas do 8° e 9° anos do ensino fundamental II
do município de Matinhas – PB, situada na mesorregião do Agreste e na microrregião do
Brejo paraibano. Esta pesquisa teve o objetivo de conhecer a percepção de alunos referentes a
conceitos, danos e possíveis soluções sobre o tema resíduos sólidos, visando fomentar
estratégias em Educação Ambiental para melhorar a qualidade de vida da comunidade e
minimizar os impactos negativos na natureza. Como instrumento da pesquisa foi utilizado um
questionário contendo questões abertas e fechadas, além de duas questões em forma de
desenho. Posteriormente, foram realizadas em uma tarde no período escolar, estratégias em
educação ambiental para despertar o interesse dos alunos para a problemática em foco. Após
análise dos dados, observou-se que, inicialmente, a percepção da maioria dos alunos era
insatisfatória, visto que, os mesmos conheciam pouco sobre a questão dos resíduos e não se
preocupavam com os danos acarretados pela sua disposição final. Porém, após a realização de
técnicas em Educação Ambiental, os alunos começaram a enxergar os problemas que os
cercam permitindo a mudança de hábitos em suas casas. Portanto, diagnosticar a percepção
para depois intervir, é fundamental para que ocorram sensibilização e atitudes sustentáveis.
Descrição:
ALBUQUERQUE, B. D. S. de. Percepção dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental II acerca dos resíduos sólidos. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.