UEPB - Repositório Digital

Percepção dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental II acerca dos resíduos sólidos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Albuquerque, Bruna Daniely Santos de
dc.date.accessioned 2014-07-03T18:52:26Z
dc.date.available 2014-07-03T18:52:26Z
dc.date.issued 2014-07-03
dc.identifier.other CDD 577. 07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4091
dc.description ALBUQUERQUE, B. D. S. de. Percepção dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental II acerca dos resíduos sólidos. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A problemática dos resíduos sólidos ocasionada pelo seu mau gerenciamento tem propiciado inúmeros impactos negativos para o meio ambiente e também para o ser humano. Essas questões podem ser minimizadas ou evitadas, a partir da mudança de comportamento, e introdução de práticas simples e eficazes como a compostagem, reciclagem, redução do consumo e reaproveitamento de materiais. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa exploratória no período de julho de 2013 a fevereiro de 2014 na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Camará, com 32 alunos das turmas do 8° e 9° anos do ensino fundamental II do município de Matinhas – PB, situada na mesorregião do Agreste e na microrregião do Brejo paraibano. Esta pesquisa teve o objetivo de conhecer a percepção de alunos referentes a conceitos, danos e possíveis soluções sobre o tema resíduos sólidos, visando fomentar estratégias em Educação Ambiental para melhorar a qualidade de vida da comunidade e minimizar os impactos negativos na natureza. Como instrumento da pesquisa foi utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas, além de duas questões em forma de desenho. Posteriormente, foram realizadas em uma tarde no período escolar, estratégias em educação ambiental para despertar o interesse dos alunos para a problemática em foco. Após análise dos dados, observou-se que, inicialmente, a percepção da maioria dos alunos era insatisfatória, visto que, os mesmos conheciam pouco sobre a questão dos resíduos e não se preocupavam com os danos acarretados pela sua disposição final. Porém, após a realização de técnicas em Educação Ambiental, os alunos começaram a enxergar os problemas que os cercam permitindo a mudança de hábitos em suas casas. Portanto, diagnosticar a percepção para depois intervir, é fundamental para que ocorram sensibilização e atitudes sustentáveis. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valéria Veras Ribeiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Sustentabiblidade ambiental pt_BR
dc.title Percepção dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental II acerca dos resíduos sólidos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta