Resumo:
O mundo enfrenta uma série de desafios no âmbito socioambiental, resultante da
exploração exacerbada dos recursos naturais. Diante disto, surge a necessidade de uma
educação que contribua para o reconhecimento dos danos e reflexões acerca dos efeitos
que as ações antrópicas podem gerar no meio ambiente. Partindo desse princípio, o
presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos educandos sobre o meio
ambiente e os problemas decorrentes da crise socioambiental. A partir da problemática
evidenciada nas aulas de Biologia, propusemos estratégias inovadoras que visaram
estimular a construção das habilidades nos educandos, contribuindo para o
desenvolvimento de ações concretas de enfrentamento dos problemas socioambientais.
As atividades foram realizadas pelos bolsistas do PIBID, na escola Estadual Ensino
Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande-PB em cinco
turmas do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que a maioria dos educandos,
tanto antes como após as oficinas, conceituam meio ambiente com uma noção de
totalidade. Eles têm a percepção de homem incluso no ambiente, que interage com os
demais seres vivos, contudo foi necessário articular estratégias diversificadas para
ampliar essa percepção, bem como auxiliá-los na identificação dos problemas ambientais
do seu convívio, mediando o entendimento para os aspectos geradores dos problemas
socioambientais. As ações desenvolvidas na escola demonstraram que é necessário
implantar estratégias de educação ambiental no sentido de proporcionar momentos de
reflexão acerca da importância da preservação do meio ambiente e auxiliar os estudantes
no diagnóstico dos problemas socioambientais, promovendo uma educação reflexiva,
capaz de fomentar a sua criticidade.
Descrição:
COSTA, M. S. F. da.
Percepção de estudantes de Ensino Médio sobre Meio Ambiente e a
crise socioambiental. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.