UEPB - Repositório Digital

Percepção de estudantes de Ensino Médio sobre Meio Ambiente e a crise socioambiental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Maria Sarajane Farias da
dc.date.accessioned 2014-07-03T19:34:00Z
dc.date.available 2014-07-03T19:34:00Z
dc.date.issued 2014-07-03
dc.identifier.other CDD 304.28
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4114
dc.description COSTA, M. S. F. da. Percepção de estudantes de Ensino Médio sobre Meio Ambiente e a crise socioambiental. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O mundo enfrenta uma série de desafios no âmbito socioambiental, resultante da exploração exacerbada dos recursos naturais. Diante disto, surge a necessidade de uma educação que contribua para o reconhecimento dos danos e reflexões acerca dos efeitos que as ações antrópicas podem gerar no meio ambiente. Partindo desse princípio, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos educandos sobre o meio ambiente e os problemas decorrentes da crise socioambiental. A partir da problemática evidenciada nas aulas de Biologia, propusemos estratégias inovadoras que visaram estimular a construção das habilidades nos educandos, contribuindo para o desenvolvimento de ações concretas de enfrentamento dos problemas socioambientais. As atividades foram realizadas pelos bolsistas do PIBID, na escola Estadual Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande-PB em cinco turmas do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que a maioria dos educandos, tanto antes como após as oficinas, conceituam meio ambiente com uma noção de totalidade. Eles têm a percepção de homem incluso no ambiente, que interage com os demais seres vivos, contudo foi necessário articular estratégias diversificadas para ampliar essa percepção, bem como auxiliá-los na identificação dos problemas ambientais do seu convívio, mediando o entendimento para os aspectos geradores dos problemas socioambientais. As ações desenvolvidas na escola demonstraram que é necessário implantar estratégias de educação ambiental no sentido de proporcionar momentos de reflexão acerca da importância da preservação do meio ambiente e auxiliar os estudantes no diagnóstico dos problemas socioambientais, promovendo uma educação reflexiva, capaz de fomentar a sua criticidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Preservação Ambiental pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.title Percepção de estudantes de Ensino Médio sobre Meio Ambiente e a crise socioambiental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta