Resumo:
O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) vem se popularizando a cada ano e deixou de ser apenas um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que
estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio e tornou-se uma oportunidade real de
ingresso no ensino superior. Diferente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova
do ENEM é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma
excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o ENEM coloca o estudante diante de
situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los. Diante desse
contexto e da consequente necessidade de reformular a prática docente no sentido de romper com
o modelo tradicional de ensino e desenvolver um modelo que gere nos discentes as mais diversas
competências e habilidades e que propicie não apenas um bom desempenho na prova do ENEM
mais também elementos para formação e vida em sociedade, aplicou-se, dentro do Estágio
Supervisionado VII e VIII, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nezinha Cunha
Lima, práticas docentes norteadas pelos Referenciais Teóricos do ENEM, pelos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN´s) e pela Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Observou-se que o modelo aplicado, que por fins didáticos aqui denominamos sóciointeracionista-construtivista,
atende a proposta uma vez que flexibiliza o papel do professor e
aproxima o discente da sua realidade, consolidando-se como uma importante ferramenta no
fomento ao processo de ensino-aprendizagem.
Descrição:
OLIVEIRA, W. A. de. O ENEM como referencial para reformulação da prática docente. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.