dc.contributor.author |
Oliveira, William Araújo de |
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dc.date.accessioned |
2014-07-09T14:17:28Z |
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dc.date.available |
2014-07-09T14:17:28Z |
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dc.date.issued |
2014-07-09 |
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dc.identifier.other |
CDD 378. 166 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4177 |
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dc.description |
OLIVEIRA, W. A. de. O ENEM como referencial para reformulação da prática docente. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) vem se popularizando a cada ano e deixou de ser apenas um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que
estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio e tornou-se uma oportunidade real de
ingresso no ensino superior. Diferente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova
do ENEM é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma
excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o ENEM coloca o estudante diante de
situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los. Diante desse
contexto e da consequente necessidade de reformular a prática docente no sentido de romper com
o modelo tradicional de ensino e desenvolver um modelo que gere nos discentes as mais diversas
competências e habilidades e que propicie não apenas um bom desempenho na prova do ENEM
mais também elementos para formação e vida em sociedade, aplicou-se, dentro do Estágio
Supervisionado VII e VIII, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nezinha Cunha
Lima, práticas docentes norteadas pelos Referenciais Teóricos do ENEM, pelos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN´s) e pela Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Observou-se que o modelo aplicado, que por fins didáticos aqui denominamos sóciointeracionista-construtivista,
atende a proposta uma vez que flexibiliza o papel do professor e
aproxima o discente da sua realidade, consolidando-se como uma importante ferramenta no
fomento ao processo de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Roberta Smania Marques |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Reformulação pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
O ENEM como referencial para reformulação da prática docente |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |