Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo categorizar e analisar duas dissertações da primeira turma (2007)
do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECM) da UEPB, realizando
para isso leitura integral e fichamento de cada uma das dissertações. A pesquisa em questão fez parte de
um projeto maior, interinstitucional, Projeto Observatório da Educação (CAPES), cujo objetivo era o de
mapear pesquisas, produções e formação de pesquisadores em Ensino de Ciências e Matemática da região
nordeste. A análise desta pesquisa consistiu em localizar em cada dissertação evidências das dez
atividades de pesquisa descritas por Romberg. Os resultados obtidos mostram que, em ambas as
dissertações, as atividades de pesquisa de Romberg estão presentes.
Descrição:
ARAÚJO, M. G. de. Explorando produções científicas em educação matemática: duas dissertações da UEPB que abordam conteúdos do ensino fundamental I e II. 2010. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.