Resumo:
O presente relatório traz os resultados de um trabalho de intervenção realizado na
Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral na cidade de Campina GrandePB.
Os objetivos consistiram em implantar um plano de gerenciamento de resíduos
sólidos na Instituição e estimular a consciência de preservação ambiental entre os
estudantes e a comunidade escolar através da Educação Ambiental. Foram
realizadas ações de intervenção educacional voltadas à conscientização do público
alvo, dentre estas, foram contempladas aulas expositivas e palestras, coleta,
separação e destinação dos resíduos sólidos gerados na escola e na comunidade
seguidas pela realização de oficinas de reciclagem. Os resíduos sólidos foram
coletados tanto na comunidade escolar como nos pontos comerciais do conjunto
habitacional no qual a escola está instalada, como forma de inserir a comunidade
nas ações educativas. Os dados foram levantados por meio da aplicação de
questionário respondido por alunos, professores e demais funcionários com o
objetivo de avaliar a eficácia das palestras ministradas pelos alunos no início do
trabalho; com base na comparação entre os resíduos gerados na escola e os
coletados na comunidade, tomando como parâmetro o tipo de resíduo coletado
(papel ou papelão, plástico, vidro, metal ou resíduo orgânico) e na participação
efetiva dos estudantes na amostra pedagógica na qual foram expostos os produtos
gerados nas oficinas de reciclagem. Os resultados demonstraram que a maior parte
dos resíduos destinados à cooperativa Cotramare foi proveniente dos pontos
comerciais, tendo a escola gerado pouca quantidade de resíduos. A avaliação dos
alunos foi realizada durante Amostra Pedagógica sendo considerados itens como a
participação, responsabilidade, assiduidade e rendimento escolar (na disciplina de
Biologia).
Descrição:
LEITE, A. R. Â. A. P. Gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental na Escola Estadual de Ensino Médio Severino
Cabral, Campina Grande – PB. 2012. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.