UEPB - Repositório Digital

Gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, Campina Grande – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Anny Railda Ângelo Alventino Pereira
dc.date.accessioned 2014-07-09T14:53:43Z
dc.date.available 2014-07-09T14:53:43Z
dc.date.issued 2014-07-09
dc.identifier.other CDD 363.728
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4187
dc.description LEITE, A. R. Â. A. P. Gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, Campina Grande – PB. 2012. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente relatório traz os resultados de um trabalho de intervenção realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral na cidade de Campina GrandePB. Os objetivos consistiram em implantar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos na Instituição e estimular a consciência de preservação ambiental entre os estudantes e a comunidade escolar através da Educação Ambiental. Foram realizadas ações de intervenção educacional voltadas à conscientização do público alvo, dentre estas, foram contempladas aulas expositivas e palestras, coleta, separação e destinação dos resíduos sólidos gerados na escola e na comunidade seguidas pela realização de oficinas de reciclagem. Os resíduos sólidos foram coletados tanto na comunidade escolar como nos pontos comerciais do conjunto habitacional no qual a escola está instalada, como forma de inserir a comunidade nas ações educativas. Os dados foram levantados por meio da aplicação de questionário respondido por alunos, professores e demais funcionários com o objetivo de avaliar a eficácia das palestras ministradas pelos alunos no início do trabalho; com base na comparação entre os resíduos gerados na escola e os coletados na comunidade, tomando como parâmetro o tipo de resíduo coletado (papel ou papelão, plástico, vidro, metal ou resíduo orgânico) e na participação efetiva dos estudantes na amostra pedagógica na qual foram expostos os produtos gerados nas oficinas de reciclagem. Os resultados demonstraram que a maior parte dos resíduos destinados à cooperativa Cotramare foi proveniente dos pontos comerciais, tendo a escola gerado pouca quantidade de resíduos. A avaliação dos alunos foi realizada durante Amostra Pedagógica sendo considerados itens como a participação, responsabilidade, assiduidade e rendimento escolar (na disciplina de Biologia). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão de resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Cotidiano escolar pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.title Gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta