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O presente estudo é um relato de experiência, cujo objetivo é descrever as aulas de Educação
Física com o conteúdo dança, a partir da utilização da abordagem de ensino CríticoSuperadora,
no
interior
do
Programa
Institucional
de
Bolsas
de
Iniciação
a
Docência
– PIBID.
Acreditando que tal abordagem supera metodologias fundadas em uma visão meramente
motriz e que amplia caminhos que contemplam a dimensão histórica, cultural, assim, busca
inserir o aluno na sociedade de forma mais justa e igualitária. O estudo realizado e relatado
neste trabalho foi fruto da experiência no âmbito de uma escola da rede estadual da cidade de
Campina Grande – PB, tendo como público alvo a 2ª série do Ensino Médio, do turno da
manhã. Utilizamos como instrumento para coleta de dados 05 (cinco) planos de aula e a
observação participante, acompanhado de um diário etnográfico. Por meio da abordagem
crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores (2012), podemos constatar avanços
significativos para o Programa PIBID- EF, no sentido de desenvolver um trabalho
diferenciado com os conteúdos, em especial com a dança, pois através desse direcionamento
metodológico enxergamos o contexto das aulas de Educação Física de forma mais organizada
e sistematizada, permitindo aos alunos e professores a reflexão e avaliações das ações
desenvolvidas, ampliando os conhecimentos. Portanto, concluímos que é válido significar a
prática do professor de Educação Física a partir de uma abordagem metodológica e sugerimos
a crítico-superadora, já que visualizamos a partir desta, a possibilidade da organização do
trabalho pedagógico sistematizado para desenvolver os conteúdos da Educação Física. |
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