UEPB - Repositório Digital

A dança enquanto conteúdo da cultura corporal: uma experiência a partir da abordagem crítico-superadora

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Maria Cristiane dos Santos
dc.date.accessioned 2014-07-09T16:56:38Z
dc.date.available 2014-07-09T16:56:38Z
dc.date.issued 2014-07-09
dc.identifier.other CDD 792. 8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4215
dc.description COSTA, M. C. dos S. A dança enquanto conteúdo da cultura corporal: uma experiência a partir da abordagem crítico-superadora 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo é um relato de experiência, cujo objetivo é descrever as aulas de Educação Física com o conteúdo dança, a partir da utilização da abordagem de ensino CríticoSuperadora, no interior do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Acreditando que tal abordagem supera metodologias fundadas em uma visão meramente motriz e que amplia caminhos que contemplam a dimensão histórica, cultural, assim, busca inserir o aluno na sociedade de forma mais justa e igualitária. O estudo realizado e relatado neste trabalho foi fruto da experiência no âmbito de uma escola da rede estadual da cidade de Campina Grande – PB, tendo como público alvo a 2ª série do Ensino Médio, do turno da manhã. Utilizamos como instrumento para coleta de dados 05 (cinco) planos de aula e a observação participante, acompanhado de um diário etnográfico. Por meio da abordagem crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores (2012), podemos constatar avanços significativos para o Programa PIBID- EF, no sentido de desenvolver um trabalho diferenciado com os conteúdos, em especial com a dança, pois através desse direcionamento metodológico enxergamos o contexto das aulas de Educação Física de forma mais organizada e sistematizada, permitindo aos alunos e professores a reflexão e avaliações das ações desenvolvidas, ampliando os conhecimentos. Portanto, concluímos que é válido significar a prática do professor de Educação Física a partir de uma abordagem metodológica e sugerimos a crítico-superadora, já que visualizamos a partir desta, a possibilidade da organização do trabalho pedagógico sistematizado para desenvolver os conteúdos da Educação Física. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jeimison de Araújo Macieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Abordagem crítico-superadora pt_BR
dc.title A dança enquanto conteúdo da cultura corporal: uma experiência a partir da abordagem crítico-superadora pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta