Resumo:
A educação é uma das alternativas capaz de reduzir as desigualdades existentes em uma
sociedade com inúmeros desafios. Dessa forma, as universidades públicas cumpre seu papel
ao possibilitar o acesso e a permanência dos graduandos nas mesmas. Esta pesquisa teve
como objetivo evidenciar o perfil socioeconômico dos alunos matriculados nos cursos de
graduação que ingressaram na Universidade Estadual da Paraíba UEPB, entre 2007 e 2012
para o Campus de Guarabira (CH). Trata-se de uma pesquisa de campo que teve como
instrumento de coleta de dados um questionário com questões relacionadas ao delineamento e
a caracterização do perfil dos estudantes. Foram aplicados ao todo 425 questionários nos
cursos de Letras, Direito, Geografia, História e Pedagogia. A análise dos dados foi feita
através do Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão 17.0). Os resultados
apontam que, a maioria dos estudantes é do sexo feminino, solteiros, não tem filho, são
oriundos de escolas públicas e que 40,9% vivem com menos de dois salários mínimos. Esses
dados permitem ressaltar que um acompanhamento sobre o perfil discente pode ser útil para
compreender os fatores socioeconômicos que estão relacionados com a sua permanência ou
não nessa instituição.
Descrição:
ARAÚJO, E. D. de. Perfil socioeconômico dos estudantes da UEPB: estudo introdutório para a elaboração de políticas de permanência aos estudantes que ingressaram nos cursos do Campus de Guarabira – PB.
2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.