Resumo:
Uma história para ser contada contemplada e admirada iniciada no ano 2000 pela
professora Sidilene Gonzaga de Melo que era chefe do departamento de educação física da
época que teve uma grande idéia após a solicitação feita pelo o curso de biologia junto ao
departamento de educação física de criar um projeto que oferecesse atividades ligadas à
educação física, esporte e lazer com a intenção de ocupar o tempo, conseqüentemente
melhorando a saúde e qualidade de vida retirando a ociosidade daquelas crianças e
adolescentes pedintes moradoras das localidades circunvizinhas do departamento de educação
física que por vezes praticantes de pequenos delitos nas dependências do Centro de Ciências
Biológicas da Saúde-CCBS, que viviam nas ruas sendo pressas fáceis das drogas da
prostituição na beira do mundo da criminalidade sem nenhuma perspectiva de um futuro
melhor para a sua vida. “Muitas pessoas acreditam que o esporte e o exercício que matem as
crianças e os jovens longe do mau comportamento, do tabagismo e da utilização de álcool e
drogas” (NIEMAN, 1999)
Deste modo foi criado o Projeto do Laboratório Pedagógico: Saúde Esporte e Lazer
partindo da filosofia de um projeto mais abrangente que era o projeto Bodocongó, com a
intenção de promover o acesso ao esporte crianças e adolescentes de 7 a 17 anos estimulando
o seu desenvolvimento social, físico, emocional e cultural ocupando o seu tempo com
atividades produtivas para a sua vida.” O aluno é a pessoa que recebe os benefícios da ação
educativa, é toda pessoa cuja conduta pode se modificar da aprendizagem. Cabe-nos, portanto
o dever de conhecê-los profundamente em suas características física-psicológica,
necessidades e interesses” (MUTTI 2003).
No seu primeiro ano o projeto atendia a 60 alunos em quatro modalidades que eram a
dança, futebol, futsal e basquete tendo no final do primeiro ano mais de 100 alunos escritos.
Ao decorrer dos anos varias modalidades passaram a fazer parte do projeto como a natação,
handebol musculação e as artes macias o judô, karaté e taekowndo, algumas mais e outras
menos procuradas foram definidas e hoje a escolinha atende mais de 730 escritos em oito
modalidades oferecidas pelo o programa que são o futsal, futebol, dança, natação,
musculação, judô, karaté e taekowndo (ver ANEXO A).
A natação e a musculação também são destinadas a adultos, e parentes de alguma
criança que fazem parte da escolinha tem vaga garantida nessas atividades. Mães de alunos
também participavam de um projeto denominado AS TEIMOSINHAS que dava cursos de
bordado, pintura, fabricação de detergente, shampoo, sabonete, perfume e sache além de
palestras sobre educação sexual oferecendo uma nova forma de trabalho para essas mães.Projeto extinto após a saída da professora Ormezinda de Sousa Lima Rego do departamento
de educação física por aposentadoria.
A Atuação dos professores e alunos do departamento de educação física era feita de
forma voluntaria, transformada em campo de estagio supervisionado iniciado no ano de 2002
que foi uma conquista para o curso já que são poucos os cursos que oferecem área de estagio
em seu próprio departamento. O primeiro coordenador foi a professora Anny Sionara Moura
Lima que hoje e a atual coordenadora do programa que teve ao logo dos seus anos
coordenadores os professores Jose Eugênio Eloi Moura, professor Manuel Freire de Oliveira
Neto e a professora Verônica Fernandes da Silva que contribuíram muito para o andamento
progressivo do programa.
Vários projetos de pesquisa cientifica já foram publicados mostrando atividades
desenvolvidas no programa como os publicados na primeira Feira de Extensão, Projetos
publicados em dois congressos nacionais que ocorreram em campina grande que foram o
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA- Discutindo a Motricidade Humana
no Mundo Globalizado e no II COMGRESSO NACIONAL de EDUCAÇÃO FÍSICA.
Apresenta nessas feiras e congressos o bom desenvolvimento de atividades realizadas no
programa. No ano de 2002 durante a gestão da professora Sidilene Gonzaga de Melo na ProReitoria
de
Extensão
e
Ações
Comunitárias
PROEAC
ocorreu
junto
ao
Instituto
Ayrton
Senna
a
contemplação na 1° e 2° etapas para o treinamento da equipe de coordenação não tendo a
sua implantação no Departamento de Educação Física em razão da falta de garantia da
contrapartida por parte da administração central da Universidade Estadual da Paraíba.
O Projeto conta com a parceria institucional a Pro-Reitoria de Extensão e Assuntos
Comunitárias PROEAC que da um suporte de apoio com os recursos possíveis para o bom
andamento das atividades desenvolvidas além da parceria dos Departamentos de Odontologia,
Enfermagem, Serviço Social. Com o decorrer dos anos o programa escolinha teve alguns
outros programas que trabalharam em parceria utilizando todos os serviços que o programa
dispõe. O primeiro programa a se agregar com a escolinha foi a ONG 4S promenor,
desligando se com a o programa escolinha depois de um ano de atividades em conjunto. Hoje
programa trabalha em conjunto com o PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
que vem desenvolvendo um trabalho dês do inicio do ano de 2010 oferecendo um suporte
sempre que o programa necessita.
Os meninos do projeto mostraram um bom desempenho em suas participações de
campeonatos realizados fora do Departamento de Educação Física, como os realizados no
clube do trabalhador e na ação global realizada pelo o SESI, e se sagrando campeão no
campeonato realizado no MENINÃO.
Descrição:
MOURA, A. R. C. da S. Evolução histórica do programa laboratório pedagógico: saúde, esporte e lazer no departamento de
Educação Física. 2010. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.