Resumo:
O presente estudo teve como objetivo avaliar a coordenação motora em crianças
com Síndrome de Down da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)
de Campina Grande – PB, utilizando o Teste KTK. A coordenação motora foi
avaliada com a bateria do teste que compreende quatro provas: equilíbrio à
retaguarda, saltos laterais, saltos monopedais e transposição lateral. Os resultados
foram analisados através da tabela de classificação do teste e com base na equação
de regressão linear múltipla, seguindo os padrões de acordo com a idade da criança,
e ao teste estatístico, utilizou-se da media-desvio padrão e a correlação de Pearson.
A porcentagem, encontrada no presente estudo relacionado à classificação da
coordenação motora dos participantes, foi o seguinte: 64% coordenação baixa; 25% coordenação regular e 11% coordenação normal e os resultados obtidos se
comparados ao estudo de Araujo e Gorla (2007) houve uma correlação forte
negativa tendo uma porcentagem geral de Quociente Motor de 4% sendo
classificado como coordenação regular. Assim, concluímos que os alunos
pesquisados têm um déficit na coordenação e a aplicação de um programa
diferenciado de atividades físicas pode produzir uma melhora significativa no
desenvolvimento motor.
Descrição:
ARAÚJO, A. S. de.
Avaliação da coordenação em crianças com Síndrome de
Down da APAE de Campina Grande- PB, utilizando o teste
KTK. 2010. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.