Resumo:
A presente pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Matemática,
tendo como objetivo analisar as razões que levam os alunos de graduação a um fracasso
generalizado na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para a coleta dos dados foi
utilizado um questionário semi-aberto, aplicado aos alunos com o intuito de investigar
quais as principais dificuldades enfrentadas por eles no ensino e aprendizagem nesta
disciplina, quais as principais razões que os levam a reprovação, bem como suas opiniões
sobre a forma que essa disciplina é ministrada para eles e o que poderia ser feito para que a
situação atual do ensino de Cálculo Diferencial e Integral pudesse ser melhorada. A partir
dos dados coletados iniciou-se uma análise qualitativa, com o objetivo de evidenciar o
índice de dificuldades e de reprovações neste grupo de alunos, e também saber como os
alunos têm se sentido no decorrer do estudo desta disciplina. Portanto, dentre todos os
fatores encontrados, a análise desta pesquisa apontou para a metodologia utilizada pelos
professores e para a falta de base trazida pelos alunos do ensino básico como principais
fatores geradores de dificuldades e reprovações na disciplina de Cálculo Diferencial e
Integral. Dessa forma, pudemos constatar que as práticas tradicionais em que estas
disciplinas estão sendo ministradas e o grande despreparo dos alunos ao ingressarem no
curso superior, são determinantes para o grande fracasso dos alunos.
Descrição:
BEZERRA, A. da S. V.
Que razões levam os alunos de graduação a um fracasso
generalizado nas disciplinas de cálculo diferencial e integral? 2013. 213f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.