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É notório que a música através dos três elementos fundamentais que a compõe - ritmo,
melodia e harmonia - tem sido utilizada pelo homem como ferramenta de ‘transmissão’
de saberes desde tempos imemoriais. No processo de escolarização, estudantes e
professores, muitas vezes, apropriam-se dessa ferramenta e a transforma em recurso
didático-pedagógico para facilitação da aprendizagem do ensino de ciências naturais,
neste caso, química. Prova disso, um dos sites mais populares de compartilhamento de vídeos - http://www.youtube.com/ - mostra diversas publicações musicais que tem como
finalidade ‘ensinar’ química. Este trabalho utilizou como procedimento metodológico o
analítico-descritivo e como técnica, conforme o objeto de estudo, a pesquisa
documental para analisar vídeos publicados no site citado que abordaram conteúdos de
química orgânica no Ensino Médio. A análise do conteúdo dos vídeos que compuseram
a amostra proporcionou a categorização das paródias em memorização mecânica e/ou
problematização. Durante a análise foram observados vários aspectos, entre eles a
intensa preocupação dos estudantes na aprovação do vestibular, a contribuição e não
contribuição dos vídeos para o ensino e a aprendizagem levando em consideração as
categorias. Observou-se, pois, as desvantagens dos vídeos assistidos apenas por
estudantes sem a participação do professor e colegas da turma para interação cognitiva
necessária se tornaram pouco eficazes. Concluiu-se, no âmbito desta pesquisa, que
existiram mais vídeos que buscaram a memorização mecânica do que a
problematização. |
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