UEPB - Repositório Digital

A utilização da música como instrumento didático-pedagógico no ensino de Química Orgânica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Filipe Barbosa da
dc.date.accessioned 2014-07-09T17:26:55Z
dc.date.available 2014-07-09T17:26:55Z
dc.date.issued 2014-07-09
dc.identifier.other CDD 372. 8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4242
dc.description SILVA, F. B. da. A utilização da música como instrumento didático-pedagógico no ensino de Química Orgânica. 2013. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract É notório que a música através dos três elementos fundamentais que a compõe - ritmo, melodia e harmonia - tem sido utilizada pelo homem como ferramenta de ‘transmissão’ de saberes desde tempos imemoriais. No processo de escolarização, estudantes e professores, muitas vezes, apropriam-se dessa ferramenta e a transforma em recurso didático-pedagógico para facilitação da aprendizagem do ensino de ciências naturais, neste caso, química. Prova disso, um dos sites mais populares de compartilhamento de vídeos - http://www.youtube.com/ - mostra diversas publicações musicais que tem como finalidade ‘ensinar’ química. Este trabalho utilizou como procedimento metodológico o analítico-descritivo e como técnica, conforme o objeto de estudo, a pesquisa documental para analisar vídeos publicados no site citado que abordaram conteúdos de química orgânica no Ensino Médio. A análise do conteúdo dos vídeos que compuseram a amostra proporcionou a categorização das paródias em memorização mecânica e/ou problematização. Durante a análise foram observados vários aspectos, entre eles a intensa preocupação dos estudantes na aprovação do vestibular, a contribuição e não contribuição dos vídeos para o ensino e a aprendizagem levando em consideração as categorias. Observou-se, pois, as desvantagens dos vídeos assistidos apenas por estudantes sem a participação do professor e colegas da turma para interação cognitiva necessária se tornaram pouco eficazes. Concluiu-se, no âmbito desta pesquisa, que existiram mais vídeos que buscaram a memorização mecânica do que a problematização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Givanildo Gonçalves de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.title A utilização da música como instrumento didático-pedagógico no ensino de Química Orgânica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta