UEPB - Repositório Digital

A formação matemática do pedagogo: análise de alguns trabalhos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Melânia Bulcão
dc.date.accessioned 2012-10-10T15:38:40Z
dc.date.available 2012-10-10T15:38:40Z
dc.date.issued 2012-10-10
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/425
dc.description ALMEIDA, M. B. A formação matemática do pedagogo: análise de alguns trabalhos. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise bibliográfica das pesquisas voltadas para a formação matemática dos Pedagogos, como também descobrir qual a visão que estes estudantes têm sobre sua própria formação e as dificuldades enfrentadas por eles ao longo deste processo, levando-se em conta que as experiências vivenciadas enquanto estudantes serão refletidas em suas práticas em sala de aula, como ressaltam diversos autores. Para tanto, fizemos um levantamento bibliográfico acerca do tema, focando em trabalhos de autores como Curi (2004); (2005), Sousa (2010), Azevêdo (2010) e Mello e Curi (2010). Como resultados de tal análise, foi possível perceber diversos problemas na formação profissional desses docentes, desde a postura negativa que alguns estudantes de Pedagogia têm com relação à disciplina até o descaso dos próprios formadores desses profissionais em promover uma formação satisfatória para os mesmos. Foi possível observar, também, uma variação com relação à postura dos alunos frente à formação que receberam. Ao passo que alguns se sentiam um tanto quanto conformados por não dominarem ou por não terem tido a oportunidade de aprenderem certas coisas, outros buscavam por conta própria preencher essas lacunas. Por fim, acrescentamos que os cursos de formação de professores devem proporcionar oportunidades para que os futuros educadores possam ter uma formação matemática que contemple aspectos tanto conceituais quanto metodológicos. Desse modo, “sabendo Matemática” e sabendo como “ensinar Matemática”, talvez o ensino da disciplina na Educação Básica possa ter uma melhora significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Núbia Nascimento Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Matemática – Educação pt_BR
dc.title A formação matemática do pedagogo: análise de alguns trabalhos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta