Resumo:
Neste estudo investigamos como ocorreu a implantação do Movimento da Matemática Moderna no Estado da Paraíba, e em especial na região polarizada por João Pessoa. A partir de pesquisa realizada em artigos e livros e por meio de entrevistas com professores que vivenciaram o processo foi possível descrever o contexto escolar quando de sua implantação. Os resultados obtidos permitem concluir que o processo de implantação estudado ocorreu de forma semelhante a outras regiões: um pequeno número de docentes teve contato com a proposta em congressos de ensino, difundiram suas idéias por meio de cursos de formação de professores, inicialmente destinados ao ensino secundário e estenderam a sua ação por meio da adoção de livros textos comprometidos com a proposta. O ambiente educacional então vigente na Paraíba, vivendo um processo de expansão em todos os níveis de ensino, incluindo o superior, bem como mudanças no processo de formação de professores de ciências, aparentemente favoreceu o aceite da proposta da matemática moderna. Podemos concluir que a matemática moderna na Paraíba, foi aplicada de forma aligeirada, sem levar em conta a formação inicial dos docentes, mantendo a metodologia tradicional da aula expositiva e sem considerar os conhecimentos prévios dos alunos.
Descrição:
VASCONCELOS, W. B. de. A implantação da Matemática Moderna na Paraíba. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.