Resumo:
Este presente trabalho pertence a um estudo do índice de massa corporal (IMC) como
parâmetro de Saúde nos discentes da Universidade Estadual da Paraíba do curso de
Educação Física, diagnosticando se um indivíduo está com o peso corporal na faixa
recomendável, com sobrepeso, obeso ou abaixo do peso, onde se espera contribuir e
conscientizar a sociedade em geral sobre o tema, de forma que essa pesquisa
provoque uma auto-reflexão. Justificando-se pela relevância da temática, no sentido de
constatar no âmbito da comunidade acadêmica o índice de massa corporal dos
discentes e compará-los. O objetivo foi efetuar o cálculo do IMC e comparar entre os
indivíduos da amostra, acadêmicos do curso de Educação Física da UEPB, no período
inicial e final do curso. Empregando a metodologia de pesquisa de campo, qualiquantitativa,
com caráter descritivo. A amostra compõe de 60 alunos do curso sendo
eles indivíduos do 1º e 8º período do DEF – UEPB, possuindo 37 do sexo masculino
(62%) e 23 do sexo feminino (38%). O peso e estatura necessários para o calculo do
IMC foram mensurados com uma balança antropométrica de marca Welmy com
precisão de 100g. Seguindo a classificação do IMC da tabela de risco de saúde
proposta por Nahas (1999). Utilizando a estatística descritiva (média, desvio padrão e
percentagem) na efetivação da análise dos dados. Resultou-se em 57% dos discentes
pesquisados com classificação na faixa recomendável e 37% dos sujeitos classificados
com sobrepeso tendo baixo risco para a saúde. Concluindo que na grande maioria os
discentes da amostra analisada estão na faixa recomendável dispondo de saúde e
qualidade de vida. Destacando o alto percentual de sujeitos classificados com
sobrepeso com baixo risco para a saúde em ambos os grupos no valor de 37%.
Observando que como existe um percentual de 62% de homens na pesquisa, possa ser
que tenha influência no dado de sobrepeso pelo simples fato de que o homem possui
mais massa muscular do que a mulher. Necessitando que se utilizem outros meios
antropométricos e métodos laboratoriais evitando equívocos em relação ao excesso de
peso e evitando uma avaliação com risco para a saúde. Já que o IMC não é uma
ferramenta de diagnóstico final. Demonstrando a importância de cultivar mais o
conhecimento sobre o IMC e efetuar mais práticas de atividades físicas durante o decorrer do curso de Educação Física da UEPB.
Descrição:
COSTA, A. H.
Índice de Massa Corpórea (IMC) como parâmetro de
saúde nos discentes de educação física da UEPB. 2010. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.