UEPB - Repositório Digital

A resolução de problemas curiosos como potencializadora do pensamento matemático dos alunos: uma experiência com problemas de Malba Tahan

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Andriely Iris Silva de
dc.date.accessioned 2014-07-11T17:08:20Z
dc.date.available 2014-07-11T17:08:20Z
dc.date.issued 2014-07-11
dc.identifier.other CDD 372. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4282
dc.description ARAÚJO, A. I. S. de. A resolução de problemas curiosos como potencializadora do pensamento matemático dos alunos: uma experiência com problemas de Malba Tahan. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho visa mostrar a importância da resolução de problemas como metodologia didática para o ensino da matemática, pois propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar o desenvolvimento do pensamento matemático do aluno. O caminho escolhido para o desenvolvimento deste foi inicialmente uma pesquisa sobre a importância da resolução de problemas no ensino de matemática e para a coleta de dados teve como fonte uma oficina de resolução de problemas matemáticos com alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, realizada na escola municipal de Itatuba-PB, durante o segundo semestre de 2013. Foram trabalhados dez problemas curiosos no intuito de despertar o interesse e o pensamento crítico dos alunos ao resolverem os problemas propostos, problemas estes que foram retirados de livros de Malba Than (1965; 1973). A análise dos dados obtidos referente às resoluções feitas pelos alunos durante a realização dessa oficina foi realizada a fim de identificar até que ponto problemas metamatemáticos pode despertar a curiosidade dos alunos em resolvê-los, procurando investigar as possíveis contribuições da estratégia de ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas, criando no aluno a capacidade de desenvolver o pensamento matemático, não se restringindo a exercícios rotineiros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvânio de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Didática de ensino pt_BR
dc.title A resolução de problemas curiosos como potencializadora do pensamento matemático dos alunos: uma experiência com problemas de Malba Tahan pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta