dc.contributor.author |
Araújo, Andriely Iris Silva de |
|
dc.date.accessioned |
2014-07-11T17:08:20Z |
|
dc.date.available |
2014-07-11T17:08:20Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372. 7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4282 |
|
dc.description |
ARAÚJO, A. I. S. de. A resolução de problemas curiosos como potencializadora do pensamento matemático dos alunos: uma experiência com problemas de Malba Tahan. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho visa mostrar a importância da resolução de problemas como
metodologia didática para o ensino da matemática, pois propicia uma mobilização de
saberes no sentido de buscar o desenvolvimento do pensamento matemático do aluno. O
caminho escolhido para o desenvolvimento deste foi inicialmente uma pesquisa sobre a
importância da resolução de problemas no ensino de matemática e para a coleta de dados
teve como fonte uma oficina de resolução de problemas matemáticos com alunos do 8º e 9º
ano do ensino fundamental, realizada na escola municipal de Itatuba-PB, durante o
segundo semestre de 2013. Foram trabalhados dez problemas curiosos no intuito de
despertar o interesse e o pensamento crítico dos alunos ao resolverem os problemas
propostos, problemas estes que foram retirados de livros de Malba Than (1965; 1973). A
análise dos dados obtidos referente às resoluções feitas pelos alunos durante a realização
dessa oficina foi realizada a fim de identificar até que ponto problemas metamatemáticos
pode despertar a curiosidade dos alunos em resolvê-los, procurando investigar as possíveis
contribuições da estratégia de ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de
problemas, criando no aluno a capacidade de desenvolver o pensamento matemático, não
se restringindo a exercícios rotineiros. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Silvânio de Andrade |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Didática de ensino |
pt_BR |
dc.title |
A resolução de problemas curiosos como potencializadora do pensamento matemático dos alunos: uma experiência com problemas de Malba Tahan |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |