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Este trabalho visa investigar se os professores de Matemática que atuam na rede pública de
ensino estão satisfeitos com a formação profissional que tiveram, bem como refletir sobre
as características da formação do professor de hoje. Para melhor discutir o posicionamento
dos professores de matemática sobre a sua formação, fez-se um levantamento do ensino
dessa matéria nos dias atuais, bem como a indicação de algumas características do
professor para o século XXI. A base teórica se sustenta em estudos que tratam da formação
de professores de Matemática, especificamente quanto as suas experiências obtidas ao
lecionar. Trabalhou-se com autores como Fiorentini e Lorenzato; Cunha; Rios; Ghedin;
Almeida; Leite e Teixeira. No curso da pesquisa, foi inicialmente desenvolvido o projeto,
que serviria de estrutura base para o trabalho; em seguida, com todas as etapas bem
definidas, foi elaborado um questionário constituído por 10 questões semi-abertas, o qual
foi aplicado no segundo semestre de 2012 em um encontro a nível estadual, o VII EPBEM
(2012) ao qual confluíram muitos professores de Matemática de diversas localidades do
Estado da Paraíba. As respostas, quando coletadas, passaram por uma análise individual e
coletiva, a partir da qual foi possível perceber alguns fatores da problemática no Ensino de
Matemática no que diz respeito à formação do professor, entre outros. A partir dos
resultados obtidos e das observações realizadas nas falas dos professores, pode-se concluir
que muitos afirmam estar satisfeitos com seu trabalho, entretanto, em decorrência de uma
observação mais crítica sobre suas respostas, percebeu-se a existência de uma contradição
em suas falas no que diz respeito às dificuldades enfrentadas ao pôr em prática novos
métodos de ensino; ao articular o que se aprendeu na universidade com a prática de sala de
aula; bem como quanto aos entraves à implementação de materiais didáticos, entre outros. |
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