dc.contributor.author |
Silva, Manuela Alves Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2014-07-11T17:10:20Z |
|
dc.date.available |
2014-07-11T17:10:20Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.291 3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4289 |
|
dc.description |
SILVA, M. A. O.
Docência: uma carreira a seguir?: desistência e
fracasso escolar do curso de licenciatura plena em Matemática. 2013. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo investigar os fatores que levam discentes do curso de
Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba a
desistirem ou concluírem o curso em maior tempo. Tem-se como participantes do
estudo discentes de graduação da instituição de ensino supracitada que
ingressaram na mesma no período de 2009.2 e discentes que cursaram o
Componente Curricular de Pesquisa em Educação Matemática no período de
2013.1. Tomou-se como referencial teórico autores que retratam a formação do
professor de matemática, o início desta formação no Brasil, assim como o que vem
ocorrendo nos últimos anos nessa âmbito, tais autores são: Pereira; Ghedin;
Almeida; Leite e CURI . O método utilizado foi um estudo de caso, onde elaborou-se
um questionário para coleta de dados, contendo oito questões abertas e semiabertas.
Tais questionários foram aplicados no decorrer das aulas de Pesquisa em
Educação Matemática nos turnos manhã e noite com discentes que foram
regulamente matriculados nos períodos supracitados. A análise dos dados deu-se
de forma individual visando obter-se a realidade apresentada para os participantes
como um todo em cada questionamento. A partir dos resultados encontrados, podese
afirmar que os alunos que permanecem na instituição tiveram dificuldades com
disciplinas que necessitavam de assuntos matemáticos do ensino fundamental e
médio. Destaca-se que fatores de influências para esse resultado podem estar
relacionados à falta de disciplinas que não foram oferecidas aos alunos, falta de
identificação dos discentes para com a licenciatura, questões financeiras e
problemas referentes à falta de didática por parte de alguns professores da
instituição. Frente ao exposto demonstra-se que a desistência dos alunos faz parte
de uma temática mais ampla, que é a de um fracasso escolar generalizado nos
cursos de Licenciatura plena em Matemática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Silvanio de Andrade |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Fracasso escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.title |
Docência: uma carreira a seguir?: desistência e fracasso escolar do curso de licenciatura plena em Matemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |