Resumo:
O objetivo desse trabalho é verificar as contribuições do uso de materiais didáticos
manipuláveis no ensino aprendizagem das frações, fazendo um estudo comparativo
entre metodologias diferentes adotadas em duas salas de aula de 6⁰ ano do ensino
fundamental. Em ambas as turmas trabalhamos o conteúdo de frações através da aula
expositiva, aplicamos um questionário (Q
₁) para analisarmos os dados obtidos em
relação a essa metodologia. Em seguida, adotamos uma metodologia diferente,
utilizamos o material concreto, especificamente, os discos de frações, onde os alunos
tiveram a oportunidade de conhecer e manusear esses materiais, por fim, aplicamos
outro questionário (Q₂) para verificarmos a eficácia desse método de ensino. Os
resultados obtidos através da aula prática mostram que os alunos apresentaram um
melhor desempenho na aprendizagem.
Descrição:
SANTOS, M. J. B. de S. O ensino e aprendizagem das frações utilizando materiais concretos.
2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.