UEPB - Repositório Digital

Investigações geométricas por alunos sobre os pontos notáveis do triângulo apoiadas pelo origami instrumentos de desenho geométrico e o GeoGebra

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Katiana Maria da
dc.date.accessioned 2014-07-11T17:58:55Z
dc.date.available 2014-07-11T17:58:55Z
dc.date.issued 2014-07-11
dc.identifier.other CDD 516
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4299
dc.description SILVA, K. M. da. Investigações geométricas por alunos sobre os pontos notáveis do triângulo apoiadas pelo origami instrumentos de desenho geométrico e o GeoGebra. 2013. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract A Matemática no ambiente escolar é considerada uma disciplina muito difícil pelos alunos. O ensino da Geometria também faz parte desta realidade, isso porque, muitas vezes, existe uma grande dificuldade dos alunos na compreensão de conceitos. No entanto, quando utilizamos recursos didáticos diversos no ensinoaprendizagem é possível alcançar uma melhor compreensão. O objetivo geral de nossa pesquisa foi analisar como os alunos desenvolvem Investigações Geométricas sobre Pontos Notáveis do triângulo, utilizando Dobraduras, o aplicativo GeoGebra e os Instrumentos de Desenho Geométrico numa turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa teve como objetivos específicos: investigar as propriedades de cada Ponto Notável do Triângulo, através das construções feitas com o auxílio do Origami (dobraduras); investigar as propriedades de cada Ponto Notável do Triângulo, através das construções feitas com o auxílio do aplicativo GeoGebra; sendo uma Investigação Geométrica para cada um dos Pontos Notáveis – Incentro, Circuncentro, Ortocentro e Baricentro e Investigar as propriedades de cada Ponto Notável do Triângulo, através das construções feitas com o auxílio dos Instrumentos. A metodologia deste trabalho foi desenvolvida levando em consideração o aspecto qualitativo. Neste sentido, desenvolvemos a aplicação de um questionário sobre as concepções dos alunos em relação à geometria plana, atividades investigativas com o uso de Origamis, apresentação do aplicativo Geogebra no Laboratório de Informática, as Investigações Geométricas sobre cada Ponto Notável usando o Geogebra e com os Materiais de Desenho Geométrico. Esta pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2012, numa turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, composta por 15 alunos, da Escola Municipal de Ensino I. F. Salvino João Pereira, localizada em Juripiranga no Estado da Paraíba. Os resultados apontam avanços consideráveis em relação ao entendimento das propriedades das figuras geométricas através de Investigações utilizando recursos didáticos que favorecem a reflexão da atividade feita, principalmente quanto ao uso do aplicativo GeoGebra que se mostra um recurso inovador e eficaz na compreensão de propriedades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geometria pt_BR
dc.subject GeoGebra pt_BR
dc.subject Figuras geométricas pt_BR
dc.title Investigações geométricas por alunos sobre os pontos notáveis do triângulo apoiadas pelo origami instrumentos de desenho geométrico e o GeoGebra pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta