dc.description.abstract |
A Matemática no ambiente escolar é considerada uma disciplina muito difícil pelos alunos. O ensino da
Geometria também faz parte desta realidade, isso porque, muitas vezes, existe uma grande dificuldade dos
alunos na compreensão de conceitos. No entanto, quando utilizamos recursos didáticos diversos no ensinoaprendizagem
é possível alcançar uma melhor compreensão. O objetivo geral de nossa pesquisa foi analisar
como os alunos desenvolvem Investigações Geométricas sobre Pontos Notáveis do triângulo, utilizando
Dobraduras, o aplicativo GeoGebra e os Instrumentos de Desenho Geométrico numa turma do 8º ano do Ensino
Fundamental. Esta pesquisa teve como objetivos específicos: investigar as propriedades de cada Ponto Notável
do Triângulo, através das construções feitas com o auxílio do Origami (dobraduras); investigar as propriedades
de cada Ponto Notável do Triângulo, através das construções feitas com o auxílio do aplicativo GeoGebra; sendo
uma Investigação Geométrica para cada um dos Pontos Notáveis – Incentro, Circuncentro, Ortocentro e
Baricentro e Investigar as propriedades de cada Ponto Notável do Triângulo, através das construções feitas com
o auxílio dos Instrumentos. A metodologia deste trabalho foi desenvolvida levando em consideração o aspecto
qualitativo. Neste sentido, desenvolvemos a aplicação de um questionário sobre as concepções dos alunos em
relação à geometria plana, atividades investigativas com o uso de Origamis, apresentação do aplicativo Geogebra
no Laboratório de Informática, as Investigações Geométricas sobre cada Ponto Notável usando o Geogebra e
com os Materiais de Desenho Geométrico. Esta pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de
2012, numa turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, composta por 15 alunos, da Escola Municipal de Ensino
I. F. Salvino João Pereira, localizada em Juripiranga no Estado da Paraíba. Os resultados apontam avanços
consideráveis em relação ao entendimento das propriedades das figuras geométricas através de Investigações
utilizando recursos didáticos que favorecem a reflexão da atividade feita, principalmente quanto ao uso do
aplicativo GeoGebra que se mostra um recurso inovador e eficaz na compreensão de propriedades. |
pt_BR |