Resumo:
Este trabalho tem por objetivo estudarmos as frações, através da aplicação de uma proposta metodológica inovadora, em busca da compreensão de um conteúdo que não é tão fácil a sua assimilação. Nós como professores temos a responsabilidade de nos atualizarmos, buscando inovações e renovações, usando recursos didáticos (material concreto), envolvendo situações problemas do nosso cotidiano. Com isso o aluno irá assimilar e compreender melhor o conteúdo, ao contrário do ensino tradicional que utiliza aulas expositivas, usando apenas como recursos didáticos o quadro, giz e o livro, apresentando fórmulas de forma mecânica, fazendo com que o aluno crie aversão à matemática. Iniciamos este trabalho, realizando uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino e aprendizagem de fração, relatando sua história e abordando o ensino de fração através de livros didáticos distintos. Logo depois aplicamos em sala de aula o kit pedagógico de frações numa Escola Estadual de Queimadas – PB, observando os benefícios alcançados. Desta forma, desenvolvemos este trabalho em busca de uma metodologia voltada para o ensino-aprendizagem, procurando nos identificar com situações problemas em nosso cotidiano, voltado ao conteúdo de frações, o qual é de grande importância para o ensino de matemática.
Descrição:
SILVA, S. C. V. da.
Em busca de uma metodologia eficaz para o ensino e aprendizagem de frações. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.