Resumo:
O presente trabalho é fruto de uma releitura do relatório final do Projeto de Extensão ‘A
dança vai às escolas públicas’ que, por sua vez, teve como objetivo central possibilitar
às crianças da Educação Infantil o acesso ao ensino de dança como uma possibilidade
expressivo-cultural-educativa importante no processo de formação escolar. Nesse
contexto o Projeto atuou na intervenção pedagógica no interior do componente
curricular da Educação Física. O público alvo foram crianças entre 04 e 05 anos de
idade. No processo da unidade temática foram realizadas 07 (sete) aulas com conteúdos
diversificados de dança. Foram aulas de: Xaxado, Baião, Xote, Ciranda, Forró, Boi e
Maracatu. O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2013, com duração entre
os meses de março a setembro. O trabalho ora apresentado objetiva realizar uma
releitura da experiência na extensão partindo relatório final 2013 (planos de aula e
diários de campo): ‘A dança vai às escolas públicas’, entendendo tal experiência como
um dos norteadores que contribuiu para a formação do ensino da dança na educação
infantil juntamente com outros espaços de formação do curso na UEPB: o Componente
Curricular Dança, vivenciado no mesmo período, no curso de Educação Física. Dessa
forma, o estudo aponta ainda alguns destaques que possam ser norteadores para o trato
pedagógico da dança na escola. Nesse sentido, como apontamentos para o ensino da
dança na educação infantil: 1) O conhecimento prévio deverá sempre ser um
desencadeador do ensino da dança; 2) O lúdico, a fantasia e a imaginação são condições
existenciais da criança na educação infantil especialmente, por isso o professor deve
aproxima-las da dança; 3) A dança está no corpo e é dele e somente nele que a dança
existe, portanto que essa percepção do ser corpo seja compartilhada com a criança; 4)
As ações avaliativas devem transcender o saber fazer, no sentido performático e de
rendimento, e apresentar instrumentos que dêem conta de avaliar a apropriação do
conteúdo dança; 5) as metodologias de ensino devem instigar a criança a criar, a
explorar diferentes formas e tempos para dançar sozinha e com o outro.
Descrição:
RODRIGUES, I. F. A dança na Educação Física infantil: reflexões pedagógicas.
2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.