Resumo:
O objetivo deste trabalho é propor a inserção da História da Matemática no ensino
da Equação do 2º grau e mostrar como este conteúdo se apresenta nos livros
didáticos adotados pelas escolas públicas de Ensino Fundamental. Desta forma,
apresenta-se a importância da inserção da História da Matemática para o processo
de ensino-aprendizagem. Destaca-se alguns tópicos sobre a História da equação do
2º grau, mostrando as contribuições das diversas culturas em diferentes épocas, em
virtude de revelar ao aluno a Matemática como uma criação humana, possibilitando
um aprendizado mais significativo desses conhecimentos matemáticos e
desmistificando a ideia de que a aprendizagem de matemática se dá através de um
acúmulo de fórmulas e algoritmos. Foi também, realizada uma oficina mostrando a
evolução histórica do conceito e as contribuições de diferentes povos para o
desenvolvimento de um método eficaz de resolução da Equação do 2º grau.
Portanto, através deste trabalho revela-se que a inserção da História da Matemática
no ensino da equação do 2º grau traz inúmeros benefícios para o ensino da própria
matemática. Para alcançar os objetivos desejados realizou-se análise de quatro
livros didáticos de matemática do 9º ano do Ensino Fundamental; aplicação de um
questionário e a realização de uma experiência em sala de aula aplicando os
diversos métodos de resolução de equação do 2º grau utilizados pelas civilizações
antigas e o método atual, utilizando a fórmula geral conhecida no Brasil como fórmula de Bhaskara.
Descrição:
SANTANA, L. T. de.
A inserção da História da Matemática no ensino da equação do 2º grau. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.