Resumo:
O ensino de matemática na rede pública de ensino em muitas situações é desprovido de motivações que possa despertar o interesse do aluno pela aprendizagem. Aulas sem estratégia e sem metodologia de ensino adequada são desinteressantes para o aluno. Neste trabalho, se da ênfase a importância do conceito matemático e ao desenvolvimento histórico do conceito matemático como estratégias de ensino. Em particular são abordados aspectos do ensino-aprendizagem referentes aos conceitos de progressões no ensino médio. São apresentadas sugestões metodológicas com base nas estratégias citadas que visam despertar o interesse dos alunos a aplicação de definições e conceitos trabalhados. Foram aplicados exemplos de situações cotidianas com muito êxito. Essas sugestões aplicadas em uma escola pública do estado da Paraíba ( na cidade de Areial ) resultaram em boa aprendizagem dos alunos em comparação a resultados anteriores. Com isto podemos ter a certeza que o método desenvolvido neste trabalho muito ajudará na aprendizagem dos alunos.
Descrição:
MAIA, R. J. D. Progressões aritméticas e geométricas. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.