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Matemática financeira na formação do cidadão: uma abordagem com futuros professores de Matemática da UEPB

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dc.contributor.author Brandão, Hernandes
dc.date.accessioned 2014-07-11T18:09:13Z
dc.date.available 2014-07-11T18:09:13Z
dc.date.issued 2014-07-11
dc.identifier.other CDD 513. 93
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4320
dc.description BRANDÂO, H. Matemática financeira na formação do cidadão: uma abordagem com futuros professores de Matemática da UEPB. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A Matemática Financeira é um tema desafiador para muitos professores, os quais, muitas das vezes, não dão devida atenção e, por este motivo, não abordam o tema em sala de aula. Este trabalho procura contribuir como suporte aos futuros professores de Matemática, nele, o intuito é estimular um maior conhecimento e segurança no que diz respeito aos conteúdos básicos da Matemática Financeira, considerando sua importância para o ensino-aprendizagem da Matemática. É abordada, também, a influência da Educação Financeira no processo de formação do aluno/cidadão. A pesquisa aconteceu com a participação de licenciandos em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde foi oferecida uma Oficina sobre a Matemática Financeira e Educação Financeira. Utilizamos situações-problema e métodos para compreensão de cálculos financeiros, tendo em vista que, diariamente, nos deparamos com propaganda enganosa e fraudes na mídia, nas compras, nos investimentos e nas formas de pagamento. Além da Oficina, foram examinados documentos curriculares (ementas e planos de curso) da Licenciatura Plena em Matemática da UEPB para melhores resultados, atendendo aos objetivos. O objetivo geral foi: Refletir com os futuros professores de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre Matemática Financeira e Educação Financeira, conscientizando-os sobre o papel destes conteúdos na formação do cidadão. Os objetivos específicos foram: Investigar como está inserido o tema Matemática Financeira no currículo prescrito (planos de curso e ementas) do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB; Identificar o nível de conhecimento dos futuros professores de Matemática em relação aos conteúdos básicos (Porcentagens, Juros Simples e Compostos) de Matemática Financeira e ministrar uma oficina com este tema aos futuros professores de Matemática; Refletir sobre a importância da Educação Financeira na formação do cidadão, na escola básica, bem como no processo de formação do professor de Matemática. Os resultados mostram que é possível compreender a Matemática Financeira num contexto real de maneira simples e dinâmica e que os conteúdos dessa área do conhecimento matemático precisam estar mais presentes nos currículos escolares. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática financeira pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.title Matemática financeira na formação do cidadão: uma abordagem com futuros professores de Matemática da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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