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A Matemática Financeira é um tema desafiador para muitos professores, os quais, muitas das
vezes, não dão devida atenção e, por este motivo, não abordam o tema em sala de aula. Este
trabalho procura contribuir como suporte aos futuros professores de Matemática, nele, o
intuito é estimular um maior conhecimento e segurança no que diz respeito aos conteúdos
básicos da Matemática Financeira, considerando sua importância para o ensino-aprendizagem
da Matemática. É abordada, também, a influência da Educação Financeira no processo de
formação do aluno/cidadão. A pesquisa aconteceu com a participação de licenciandos em
Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde foi oferecida uma Oficina
sobre a Matemática Financeira e Educação Financeira. Utilizamos situações-problema e
métodos para compreensão de cálculos financeiros, tendo em vista que, diariamente, nos
deparamos com propaganda enganosa e fraudes na mídia, nas compras, nos investimentos e
nas formas de pagamento. Além da Oficina, foram examinados documentos curriculares
(ementas e planos de curso) da Licenciatura Plena em Matemática da UEPB para melhores
resultados, atendendo aos objetivos. O objetivo geral foi: Refletir com os futuros professores
de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre Matemática Financeira e
Educação Financeira, conscientizando-os sobre o papel destes conteúdos na formação do
cidadão. Os objetivos específicos foram: Investigar como está inserido o tema Matemática
Financeira no currículo prescrito (planos de curso e ementas) do curso de Licenciatura em
Matemática da UEPB; Identificar o nível de conhecimento dos futuros professores de
Matemática em relação aos conteúdos básicos (Porcentagens, Juros Simples e Compostos) de
Matemática Financeira e ministrar uma oficina com este tema aos futuros professores de
Matemática; Refletir sobre a importância da Educação Financeira na formação do cidadão, na
escola básica, bem como no processo de formação do professor de Matemática. Os resultados
mostram que é possível compreender a Matemática Financeira num contexto real de maneira
simples e dinâmica e que os conteúdos dessa área do conhecimento matemático precisam
estar mais presentes nos currículos escolares. |
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