Resumo:
Neste trabalho apresentaremos uma tendência metodológica, o jogo utilizado como ferramenta metodológica nas aulas de matemática sendo assim um instrumento facilitador do ensino-aprendizagem. Mostraremos que as atividades lúdicas trabalhadas em sala de aulas podem proporcionar estímulo e interesse nos alunos, ajudando-os a novas descobertas, ensinando-os a aprenderem com o erro, a trabalharem em equipe, incentivando a autonomia e a vivência em sociedade, colocando o professor como condutor e estimulador no processo de ensino. Especificamente apresentaremos o jogo tangram. O objetivo deste trabalho é fazer uma explanação sobre a aplicação do tangram no ensino de matemática, dando ênfase a utilização do tangram para introduzir conteúdos matemáticos. Desenvolvemos uma experiência didática, com alunos do 6° ano do ensino fundamental e com alunos da graduação, usando o tangram para introduzir os conteúdos de formação de polígonos, noção de área e representação de fração. Iniciamos o trabalho, capítulo 1, descrevendo sobre a história, características e classificação dos jogos, seguido de considerações sobre os jogos no ensino de matemática. No capítulo 2 discorreremos sobre o tangram abordando sobre os seguintes aspectos: o que é o tangram, qual a sua origem, sua construção e aplicação e por fim apresentaremos outros tipos de tangram. Por fim, no capítulo 3, mostraremos os aspectos metodológicos da pesquisa.
Descrição:
ARAÚJO, M. do S. R.
Utilizando o tangram para introduzir conteúdos matemáticos. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.