Resumo:
O letramento digital – enquanto ferramenta pedagógica – vem se inserindo cada vez mais no
cotidiano das pessoas e também no contexto escolar por meio das tecnologias, a exemplo do
computador. Diversas são as alternativas para se incorporar atividades com textos por meio do
letramento digital. Este trabalho busca identificar as contribuições geradas por meio de
atividades que envolvam o letramento digital, através da criação de um blog destinado às
publicações das produções textuais dos alunos. O tipo de pesquisa abordado neste trabalho
alia pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo e tem caráter qualitativo-interpretativista. Os
instrumentos, a observação e aplicação de questionários, com questões mistas (abertas e
fechadas). A pesquisa foi apoiada nos estudos de Soares (2010), Lévy (1999), Freire (1996),
Dionísio (2011), Moran (1995), Rojo (2012) A criação do blog com finalidades educacionais
foi uma realização pioneira na escola, em se tratando de letramento digital. Foi um passo
importante que gerou diversas contribuições para o aprendizado, como o despertar para um
trabalho que perpasse a esfera escolar; a ênfase no trabalho colaborativo e interativo, e o
incentivo à leitura e a busca por produzir mais e com mais qualidade. No entanto, estes pontos
qualitativos não atingiram todos os envolvidos. Sendo, portanto, necessário um maior
comprometimento no sentido de buscar meios para se fazer concretizar as ações que
envolvam o letramento digital no ambiente escolar.
Descrição:
SILVA, M. L. S. da. Letramento digital na escola: o blog como estratégia pedagógica. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.