UEPB - Repositório Digital

Letramento digital na escola: o blog como estratégia pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Liliane Soares da
dc.date.accessioned 2014-07-15T18:30:21Z
dc.date.available 2014-07-15T18:30:21Z
dc.date.issued 2014-07-15
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4368
dc.description SILVA, M. L. S. da. Letramento digital na escola: o blog como estratégia pedagógica. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O letramento digital – enquanto ferramenta pedagógica – vem se inserindo cada vez mais no cotidiano das pessoas e também no contexto escolar por meio das tecnologias, a exemplo do computador. Diversas são as alternativas para se incorporar atividades com textos por meio do letramento digital. Este trabalho busca identificar as contribuições geradas por meio de atividades que envolvam o letramento digital, através da criação de um blog destinado às publicações das produções textuais dos alunos. O tipo de pesquisa abordado neste trabalho alia pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo e tem caráter qualitativo-interpretativista. Os instrumentos, a observação e aplicação de questionários, com questões mistas (abertas e fechadas). A pesquisa foi apoiada nos estudos de Soares (2010), Lévy (1999), Freire (1996), Dionísio (2011), Moran (1995), Rojo (2012) A criação do blog com finalidades educacionais foi uma realização pioneira na escola, em se tratando de letramento digital. Foi um passo importante que gerou diversas contribuições para o aprendizado, como o despertar para um trabalho que perpasse a esfera escolar; a ênfase no trabalho colaborativo e interativo, e o incentivo à leitura e a busca por produzir mais e com mais qualidade. No entanto, estes pontos qualitativos não atingiram todos os envolvidos. Sendo, portanto, necessário um maior comprometimento no sentido de buscar meios para se fazer concretizar as ações que envolvam o letramento digital no ambiente escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Blog pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Letramento digital na escola: o blog como estratégia pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta