Resumo:
Este trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta metodológica inovadora e eficaz para a melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática, mais precisamente, do conjunto dos números inteiros, tendo em vista a importância desse conteúdo no cotidiano dos discentes e os resultados insatisfatórios quanto à aprendizagem do mesmo. Daí, nossa proposta é fundamentada no método de ensino progressista e na teoria de Vygotsky, onde o aluno assume o centro do processo educacional e o professor, por sua vez, passa a ser responsável pela mediação no processo da construção do conhecimento dos alunos, assim obtendo como tarefa buscar novos meios de produzir a aprendizagem. Dessa forma, desenvolvemos algumas atividades contextualizadas, em uma escola pública, no Programa Mais Educação, utilizando diferentes recursos didáticos na perspectiva de proporcionar aos alunos um ensino de Matemática mais dinâmico e agradável; facilitando a assimilação e compreensão dos conteúdos matemáticos e diminuindo a aversão a esta disciplina.
Descrição:
MELO, S. A.
O ensino-aprendizagem dos números inteiros através do programa Mais Educação. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.