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Clima organizacional do Tribunal de Justiça da ParaÍba: um estudo de caso na Central de Mandados da Comarca de Campina Grande

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dc.contributor.author Oliveira, Joseildo Medeiros
dc.date.accessioned 2014-07-16T13:26:36Z
dc.date.available 2014-07-16T13:26:36Z
dc.date.issued 2014-07-16
dc.identifier.other CDD 658.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4372
dc.description OLIVEIRA, J. M. Clima organizacional do Tribunal de Justiça da ParaÍba: um estudo de caso na Central de Mandados da Comarca de Campina Grande. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo de caso se propôs a diagnosticar o clima organizacional da Central de Mandados da Comarca de Campina Grande, órgão pertencente ao Tribunal de Justiça da Paraíba, procurando conhecer a opinião e a satisfação dos Oficiais de Justiça com a instituição, identificando os pontos fortes e os pontos críticos, a fim de sugerir ações de melhoria para conquista de um bom clima organizacional, com um ambiente de trabalho harmonioso, que favoreça a eficiência, a motivação e a prestação de serviços com níveis crescentes de qualidade. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o modelo de pesquisa de clima organizacional de Bispo (2006), adaptado a realidade da organização, e aplicado a uma amostra de quarenta serventuários. O resultado demonstrou que a avaliação dos servidores, em relação aos dez fatores investigados, foi predominantemente desfavorável. A análise de dados destaca os fatores críticos observados, dentro os quais, o reconhecimento profissional, que obteve uma das piores avaliações, somando apenas 17,5% de concordância. Em busca de eficácia, e visando assimilar uma gestão estratégica e inovadora, o TJPB deve fazer um gerenciamento do clima organizacional, que vai além do monitoramento e avaliação de expectativas, pois envolve o desenvolvimento de ações específicas para trabalhar fatores de insatisfação no âmbito organizacional ou departamental, tanto de ordem estrutural, de organização do trabalho, quanto de desenvolvimento das habilidades relacionadas a melhoria da qualidade dos ambientes organizacionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Katiana Diniz de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão de pessoas pt_BR
dc.subject Clima organizacional pt_BR
dc.subject Satisfação pt_BR
dc.subject Qualidade dos Serviços pt_BR
dc.title Clima organizacional do Tribunal de Justiça da ParaÍba: um estudo de caso na Central de Mandados da Comarca de Campina Grande pt_BR
dc.type Other pt_BR


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