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O presente estudo de caso se propôs a diagnosticar o clima organizacional da Central de
Mandados da Comarca de Campina Grande, órgão pertencente ao Tribunal de Justiça da
Paraíba, procurando conhecer a opinião e a satisfação dos Oficiais de Justiça com a
instituição, identificando os pontos fortes e os pontos críticos, a fim de sugerir ações de
melhoria para conquista de um bom clima organizacional, com um ambiente de trabalho
harmonioso, que favoreça a eficiência, a motivação e a prestação de serviços com níveis
crescentes de qualidade. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, e como instrumento
de coleta de dados, utilizou-se o modelo de pesquisa de clima organizacional de Bispo (2006),
adaptado a realidade da organização, e aplicado a uma amostra de quarenta serventuários. O
resultado demonstrou que a avaliação dos servidores, em relação aos dez fatores investigados,
foi predominantemente desfavorável. A análise de dados destaca os fatores críticos
observados, dentro os quais, o reconhecimento profissional, que obteve uma das piores
avaliações, somando apenas 17,5% de concordância. Em busca de eficácia, e visando
assimilar uma gestão estratégica e inovadora, o TJPB deve fazer um gerenciamento do clima
organizacional, que vai além do monitoramento e avaliação de expectativas, pois envolve o
desenvolvimento de ações específicas para trabalhar fatores de insatisfação no âmbito
organizacional ou departamental, tanto de ordem estrutural, de organização do trabalho,
quanto de desenvolvimento das habilidades relacionadas a melhoria da qualidade dos
ambientes organizacionais. |
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